Metodista lança novo modelo de cursos a distância - EAD
09/12/2021 16h55 - última modificação 09/12/2021 18h20
A Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) implementou um novo modelo de Educação a Distância (EAD) para cursos de graduação e pós-graduação. Com foco na interação entre alunos e professores, a Instituição investiu na criação de aulas síncronas e material didático exclusivo para os estudantes. Ao todo, 38 cursos são oferecidos.
Designado como modelo e-Synch, os cursos de Graduação são ministrados com diferentes metodologias para atender plenamente os estudantes. Semanalmente, professores ministram 4 horas-aula ao vivo, de participação síncrona não-obrigatória para os estudantes. As aulas ficam gravadas na plataforma digital da instituição e podem ser acessadas a qualquer momento. A cada semestre, um livro digital exclusivo sobre o conteúdo a ser estudado é entregue aos alunos, e, semanalmente, há possibilidade de discuti-lo com mediadores pedagógicos.
Esse novo método prevê também duas horas/aula semanais destinadas a um plantão de dúvidas, com professores e corpo tutorial disponíveis em ambiente virtual. E, para os cursos com mais atividades práticas, ofertados apenas em alguns dos polos EAD, o aluno terá entre três e seis aulas presenciais intensivas por semestre letivo.
“Entendemos que EAD pede personalização e humanização. Por isso, nosso modelo tem como ênfase a interação entre professores e alunos, gente conversando com gente. Isso eleva a qualidade do ensino e engaja os estudantes”, resume o Diretor de EAD da Educação Metodista, Luciano Sathler.
Para ampliar as possibilidades de acesso aos alunos de todos país, a Umesp vai dobrar o número de polos EAD neste ano, para 120 unidades. Com isso, a Instituição estará presente em todos os estados do país e nos 100 maiores municípios brasileiros. Estudantes de qualquer parte do Brasil podem se matricular.
Bolsas de Estudo
A universidade também está oferecendo 636 bolsas sociais integrais para quem deseja cursar graduação EAD. As aulas têm início no primeiro semestre de 2022.
Para concorrer, os candidatos precisam ter renda familiar de até três salários mínimos. Também devem atender aos critérios exigidos pela legislação filantrópica. São eles: ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou particular com bolsa integral; ser a primeira graduação; não possuir vínculo acadêmico com instituições públicas ou privadas de Ensino Superior; não participar de outro programa de bolsa de estudos; apresentar pontuação mínima de 450 pontos no ENEM; e não ter zerado a prova de redação.
As inscrições vão até o dia 20 de janeiro de 2022 e os candidatos devem optar por se inscrever pelo ENEM ou Redação-Online.