EAD Metodista – 10 anos, uma agenda com muitas atividades

Abertura do ano letivo teve boas-vindas aos calouros e palestra aos monitores e coordenadores dos polos

02/02/2016 14h40 - última modificação 22/02/2016 15h14

Lumi e Adriana falaram das ações comemorativas. Palestra abordou o tema 'Competência' (Fotos Malu Marcoccia)

Muitas atividades culturais, aulas comemorativas, workshops, visita aos polos e eventos de confraternização prometem marcar os 10 anos do EAD Metodista (Ensino a Distância), completados neste 2016. Um livro contará a história da primeira década.

A agenda de atividades está sendo estruturada de forma coletiva, de modo a que todos os 36 polos incluam suas ações comemorativas ao longo do ano. Um hotsite vai hospedar os posts, matérias, fotos e vídeos com depoimentos (veja abaixo algumas atividades já programadas).

Na abertura do ano letivo, em 27 de janeiro, houve teleaula coletiva de recepção aos calouros e dentro da Semana de Capacitação dos Docentes, de 1 a 5 de fevereiro, o dia 2 foi reservado para as boas vindas da equipe da sede. Cada colaborador deixou mensagem de um 2016 especial para todos. A coordenadora de EAD, professora Adriana Barroso, fez palestra sobre ‘Competência’.

A Educação a Distância é a modalidade que mais se alarga no Brasil. Dados mais recentes do MEC (Ministério da Educação) indicam que um terço do crescimento de 3,3 milhões de matrículas no ensino superior na década 2003-2013 foi registrado nos cursos a distância, majoritariamente na rede privada. O número saltou de 49.911 em 2003 para 1.153.572 em 2013. Desse total, quase 1 milhão (86,6%) está matriculado em instituições particulares.

O crescimento das matrículas em cursos pagos e a distância representa, sozinho, 29,3% do aumento total de matrículas no ensino superior na última década. O Brasil registrou 7,3 milhões de estudantes em cursos de graduação no ensino superior, 6,1 milhões nas modalidades presenciais até 2013.

Nesse cenário, a Universidade Metodista de São Paulo se insere com mais de 18 mil alunos formados em EAD nos 10 anos de existência. A instituição soma hoje 37 polos e 121 unidades ativas que ofertam algum curso a distância em 24 Estados brasileiros, onde estão matriculados 6.900 alunos na graduação e 1.100 alunos na pós-graduação. 

Entre os motivos apontados para a expansão do EAD no Brasil estão a maior conectividade tecnológica com a chegada da internet banda larga, a comodidade para o aluno com a flexibilidade de horários, além do reconhecimento do diploma pelo MEC após visita de credenciamento. A Metodista esteve entre as primeiras instituições com cursos de graduação a distância reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Comprometimento, motivação, competência...   

EADAulaInaugural10AnosFEV2016.jpg
Equipe EAD do polo sede deu boas vindas na abertura do ano letivo

Nas boas vindas na noite de 2 de fevereiro, a psicopedagoga Alexandrina Alves de Freitas, formada em Pedagogia em 2010 pelo polo de São José dos Campos (SP), testemunhou em vídeo a qualidade da graduação. “Os professores ajudam muito. Além de aulas bem dadas, há muita orientação. A gente toma um chá de conhecimento. Fiz e recomendo”, disse ela, que hoje trabalha com crianças especiais e ainda faz carreira de atriz e cineasta.

Funcionários também deram depoimentos sobre como definiam, em uma palavra, o trabalho na EAD: comprometimento, interação, parceria e motivação foram algumas considerações.

Lumi Yada, uma das pioneiras na modalidade e hoje atuando no Relacionamento com Polos, convocou a comunidade EAD Metodista a participar com fotografias, depoimentos e outros conteúdos que reescrevam a história de 10 anos. A programação prevê renovar toda semana os vídeos com declarações de alunos, egressos, funcionários, monitores e coordenadores. Lumi exortou os polos a buscar respostas positivas para a crise econômica atual e para a retenção de alunos.

Dizendo-se emocionada por haver testemunhado a transformação de muitas vidas após formação na Metodista, a coordenadora da EAD, professora Adriana Barroso, falou da importância da competência no mundo do trabalho. Apontou que uma instituição só dá conta de sua missão e valores se souber despertar na equipe capacidade e habilidade para bem realizar as tarefas.

“O acolhimento de um aluno em ambiente virtual é mais difícil do que o presencial, que já conhece uma realidade dada”, disse ela ao elogiar a dedicação das equipes dos polos.

Segundo Adriana Barroso, a área da Educação é privilegiada por estar conectada e construindo diariamente novos conhecimentos, mas é também uma das mais desafiadas na sua competência. Falou sobre a informação e a aprendizagem como elementos de poder e empregabilidade, remetendo à universidade a responsabilidade de formar profissionais ativos, competitivos, prontos para dar respostas às necessidades atuais do mercado e as que estão por vir.

Veja as atividades já agendadas no Calendário Comemorativo dos 10 anos 

Janeiro
Dia 27, aula coletiva de recepção dos calouros.

Fevereiro 
Dia 1 a 5: Semana de Capacitação dos polos e planejamento das ações comemorativas
Dia 11: Curso de Gestão Comercial: aula magna ao vivo com Tércio Alexandre Carneiro da Silva, consultor e gestor de negócios com experiência na Puma e Lacoste.
Dia 15: Curso de Teologia: aula magna comemorativa aos 10 anos do curso de Teologia EAD.
Dia 23: Visita guiada na sede

Março 
Dia 02: Curso de Pedagogia: aula magna – 10 anos de EAD e a Pedagogia na Metodista.
Dia 29: Visita guiada na sede

Abril
Workshop de Gestão para os cursos de Gestão Financeira, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing com presença de alunos formados e concluintes de cada curso.
Dia 26: Visita guiada na sede

Maio 
Curso de Gestão Ambiental: Transmissão de vídeo Making-off da EAD: Bastidores e Melhores Momentos dos 10 anos EAD Metodista. Participação de colaboradores e professores do curso.
Dia 31: Visita guiada na sede

Junho 
Curso de Marketing: Arena do Marketing com participação especial de uma aluna Metodista que hoje administra 3 franquias e vai trazer sua experiência aos alunos atuais.

Julho 
Dia 26: visita guiada na sede

Agosto 
Dia 01: Curso de Teologia: aula magna comemorativa dos 10 anos do curso de Teologia EAD na Metodista.
Dia 30: Visita guiada na sede
Dia 31: Para todos os cursos e público: “Colóquio dos 10 anos de Ensino Superior EAD Metodista: Próximos Passos”.
Para todos os cursos e público: Lançamento do Livro Comemorativo dos 10 anos de Ensino Superior EAD Metodista.

Setembro
Dia 05: Curso de Administração: “Encurtando caminhos para seu sucesso profissional”. Transmissão das entrevistas com os idealizadores da EAD da Metodista, depoimentos de administradores formados pela Metodista.
Dia 27: Visita guiada na sede

Outubro
Dia 06: Curso de Logística: Transmissão dos melhores momentos das teleaulas e depoimentos dos ex-alunos, ex-monitores e ex-professores do curso, seguida de confraternização dos ex-alunos do curso com os atuais.
Dia 25: Visita guiada na sede

Novembro
Curso de Teologia: Publicação do número especial da revista ‘Discernindo’ com os melhores TCCs do curso.
Curso de Teologia: Semana de estudos teológicos. Mesa com TCCs e textos de alunos EAD.
Dia 29: Visita guiada na sede

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,