Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A Educação a Distância na prática

A Educação a Distância na prática

10/06/2014 13h55 - última modificação 10/06/2014 14h06

Aqui você confere em mais detalhes como funciona a EAD da Metodista

 Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a rotina de um aluno que opta pela modalidade de estudo a distância não se restringe à sua própria residência, tendo o computador como único ponto de contato com os professores e com os demais colegas de turma.

A coordenadora do Núcleo da Educação a Distância, professora Adriana Barroso de Azevedo, enfatiza o uso das ferramentas de comunicação nas diversas atividades do curso. “Uma vez que na mesma sala de aula você tem alunos de diversas partes do país convivendo juntos, participando de fóruns, trabalhando integrados, há um fortalecimento de aspectos locais. Mas há também um intercâmbio regional. Alguns cursos até promovem a formação de grupos interpolos.” Ela enfatiza ainda a importância do diálogo e a forma como a regionalidade está colocada, principalmente nos fóruns.

 

O formato da educação a distância da Metodista

Nos cursos de Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, semanalmente, as teleaulas são transmitidas ao vivo para os Polos de Apoio Presencial – espaços localizados em diversas cidades de todo o País. A Instituição conta com ferramentas que permitem a participação e a interatividade, seja por meio de chat – as dúvidas são encaminhadas pelo monitor de polo, via ambiente virtual de aprendizagem, para o professor que está ministrando a aula, o professor temático –; por telefone – esta participação é combinada previamente com os polos para que o estudante exponha suas dúvidas ou faça alguma consideração sobre o assunto diretamente ao professor auxiliar; ou ainda por vídeo, por meio da plataforma utilizada para contato entre o polo e o estúdio.

Por não estarem junto dos alunos no polo, os professores procuram utilizar diferentes recursos tecnológicos para uma melhor construção do conteúdo. Um dos exemplos dessas práticas diferenciadas ocorreu em uma aula do curso de Logística, em que a professora Renata Eisinger, além da utilização de slides e exibição de trechos de vídeos para discutir o tema logística reversa, entrevistou no estúdio convidadas que contribuíram com informações sobre legislação, reaproveitamento de materiais e geração de renda.

Outro benefício do formato adotado pela Metodista são as chamadas aulas-atividades, que ocorrem no mesmo dia da transmissão da telaula. O professor temático propõe tarefas ou discussões para serem feitas em grupo e acompanha sua execução em tempo real, interagindo diretamente com os alunos por meio do ambiente virtual de aprendizagem, o que contribui com o aprendizado colaborativo entre todos. A professora Adriana Barroso de Azevedo, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, destaca a importância desse momento como sendo “parte do que é a riqueza da Educação a Distância, com possibilidades e trocas”.

Para os cursos de Pós-Graduação, utiliza-se a ferramenta Colaborate, por meio da qual os alunos podem acompanhar a transmissão da aula via web do local em que estiverem. A interação é simultânea entre alunos e professores, podendo ser feita por meio de chat, utilizando áudio e vídeo.

Adriana Azevedo menciona que há a participação de diversos profissionais que atuam no mercado de trabalho. “Em algumas aulas, colegas de mercado são convidados a contar suas experiências e compartilhar novas ferramentas.”

Quanto às avaliações, a Metodista segue as exigências do Ministério da Educação, realizando as provas com maior peso nas notas nos Polos de Apoio presencial, para serem realizadas individualmente.


O dia a dia

O supervisor de produção de materiais didático-pedagógicos da EAD, professor Bruno Galasse, explica que “assim que inicia na Metodista, o estudante recebe um pendrive de 8 GB para utilizar durante a vida acadêmica, guardando trabalhos e materiais do curso. Nele há também o Guia de Estudos, o Calendário Acadêmico e o Manual do Aluno”.

De acordo com Bruno, para condução das atividades, há o Leitura @tiva – disponibilizado na web semanalmente, trata-se de um roteiro de aprendizagem que contempla 20 horas de estudos, no qual estão inclusas 1 hora e 40 minutos de aula ao vivo e 1 hora e 40 minutos de aula-atividade.

Além de informações sobre a Educação a Distância, o blog Bem-vindo a EAD traz notícias sobre o mercado de trabalho e possibilita que os estudantes fiquem inteirados sobre o que ocorre nos Polos de Apoio presencial e das novidades dos colegas de outros cursos.

O professor faz um destaque para as capacitações oferecidas gratuitamente, conhecidas como Inclusão Pedagógica. “Trata-se de oficinas como a de língua portuguesa, matemática, inglês e espanhol, que permitem aos alunos relembrarem conceitos utilizados durante a vida acadêmica. Segundo Bruno, todo o material é disponibilizado via web.

Há ainda o Fica @ Dica, um material online, feito para alunos e aberto a todos os interessados, que consiste na disponibilização gratuita de vários cursos, como Introdução à Tecnologia Digital, Skype, Audacity, Língua Inglesa (básico), Língua Espanhola (básico), Metodologia Científica e outros. “Os conteúdos disponibilizados contribuem para o aprendizado de ferramentas que serão utilizadas no decorrer da vida pessoal e profissional”, explica o professor.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: