Você está aqui: Página Inicial / Notícias EAD / Novo site EAD unifica informações e traz navegação mais ágil

Novo site EAD unifica informações e traz navegação mais ágil

Equipe web da Educação Metodista melhorou a visualização e experiências de interação

30/08/2016 18h35 - última modificação 12/09/2016 17h19

Informações reunidas em uma única página, o que facilita a localização, além de cores que sinalizam os menus para interação são as principais características do novo sítio na internet da Educação Metodista a Distância. No ar desde 23 de agosto último, o espaço traz cores mais leves e layout diferenciado para cada plataforma (desktop, tablet e celular), além de visualização facilitada dos cursos, permitindo achá-los mais rapidamente.

“O principal objetivo do projeto foi unificar todos os conteúdos da EAD em um único ambiente. Antes divididos em diversas páginas pelo portal da Metodista, temos agora uma forma de acesso mais unificada focando tanto na captação de novos alunos como no relacionamento com os alunos atuais”, define Thiago Tamosauskas, desenvolvedor de Front-End da web da Educação Metodista, ao falar sobre a etapa de arquitetura.

Para atingir uma navegação mais ágil, antes de iniciar a criação do layout Thiago realizou meticuloso processo do que chama de Arquitetura da Informação, que envolve pesquisa e planejamento visando à melhor organização e apresentação do conteúdo. A Arquitetura da Informação incluiu a definição de objetivos do site, reuniões com a diretoria de Educação a Distância, pesquisa de mercado, análise de acessos e sessões de Card Sorting - espécie de cartas indicando a lógica do público usuário, que também foi consultado.

“Com isso, definimos os melhores esquemas de navegação e desenhamos um wireframe (rascunho) adequado. Podemos citar entre os ganhos a nova visualização e a nova disposição geográfica de apresentação dos cursos de graduação, pós e curta duração, permitindo achá-los mais rapidamente. Essas e outras melhorias resultaram em uma melhor experiência aos usuários”, afirma o desenvolvedor de Front-End.

Renovação contínua

Segundo o coordenador de Tecnologia de Marketing, Marcos Velasques, o novo sítio EAD integra o fluxo de melhoria contínua estabelecido para todas as páginas web da Educação Metodista. Em 2014, por exemplo, foram renovados portal e sites dos cursos da Universidade Metodista de São Paulo, em 2015 foi a vez dos colégios e em 2016 estão sendo repaginados os ambientes web do ensino superior. “Isso acompanha o modelo que adotamos de PDCA (Planejar, Desenvolver-Fazer, Checar-Revisar e Agir”, descreve.

Kesia Ventura, web designer da Educação Metodista e responsável pela criação do layout do novo site EAD, diz que pensou principalmente no usuário de celular ou tablet conectado em tempo integral nesta era digital. Cada qual ganhou layout exclusivo que privilegia informações mais relevantes e de fácil carregamento – diferentemente do desktop, que ganhou página mais completa. É o que se chama de layout responsivo, cita Kesia.

“Foi muito gratificante e desafiador desenhar a nova página, onde busquei trazer clareza na apresentação do conteúdo e uma boa experiência para o usuário. Isso se estende por todo o site, seja na escolha das cores com tons leves, mas que remete à identidade da Metodista, seja na disposição do conteúdo, na escolha das imagens, ícones e interação. Colocamos cores nos menus de interação, por exemplo. Acredito que os alunos viverão uma melhor experiência de navegação, encontrando com mais facilidade o conteúdo desejado”, sublinha Kesia.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,