Docente da Metodista integra livro internacional sobre educação na era digital
13/09/2017 15h55 - última modificação 13/09/2017 16h14
Como docentes da educação básica lidam com a profusão de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas é o tema do artigo da professora Adriana Barroso Azevedo no livro “Educación, Participación y Escenarios Digitales - Debates Sobre la Mediación Digital en el Siglo XXI”, publicação internacional lançada nesta semana pelo Projeto para Excelência do Conselho da Andaluzia, Espanha.
São 17 capítulos reunindo autores de diferentes instituições acadêmicas da Argentina, Brasil, Colômbia e Espanha, todos refletindo sobre as rápidas mudanças sociais causadas pelos diferentes recursos e dispositivos tecnológicos e digitais, sobretudo pelo fenômeno da internet. Em seu artigo “Digital Technologies of Information and Communication in Practice Pedagogics: Teacher Narratives”, a coordenadora de Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo analisa as potencialidades do uso da tecnologia no ambiente educacional, processos formativos e experiências vividas por meio de narrativas dos próprios professores.
“São apresentados resultados de pesquisa inseridos no âmbito da pesquisa autobiográfica, que em seu projeto fundador tem por questão central, da antropologia social, a busca da compreensão da constituição do indivíduo: como os indivíduos se tornam indivíduos?”, pontua professora Adriana
“Educação, Participação e Cenários Digitais - Debates sobre Mediação Digital no Século 21” traz também relatos de transmídia e educação, alfabetização midiática, métricas para gestão de dados digitais, cultura-conectividade-colaboração, pirataria audiovisual na internet, pornografia digital, proteção dos dados de Big Data na educação, alfabetização digital dos futuros professores, entre outros assuntos expostos.
Veja aqui a íntegra da publicação.