Você está aqui: Página Inicial / Notícias EAD / Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância debate uso da tecnologia no ensino em Praia Grande

Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância debate uso da tecnologia no ensino em Praia Grande

Prof. Adriana Azevedo participa de evento com oficinas e debates sobre os novos professores e alunos digitais

16/08/2017 17h55 - última modificação 16/08/2017 18h24

Prof. Adriana: alunos e professores digitais em pauta

Como as inovações tecnológicas e seus enfoques práticos e teóricos impactam no ensino, incluindo mídias sociais e o uso intensivo das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), estarão em debate neste sábado, 19 de agosto, entre professores da rede pública de Praia Grande, no litoral paulista, em evento sobre “Docência Conectada: Práticas Educativas com Uso de Tecnologia".

A coordenadora do NEAD (Núcleo de Educação a Distância) e docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, professora Adriana Barroso Azevedo, participa do encontro por meio do GENTE (Grupo De Estudos e Narrativas Sobre Tecnologia e Educação), que também coordena. O Centro de Memória da Educação Porto Aprendiz é o promotor do evento, que ocorre a partir das 9h.

Além de palestras, o dia será permeado de oficinas sobre o mundo digital e as novas tecnologias em sala de aula como facilitadoras da aprendizagem e do desempenho de alunos e professores. Facebook Como Ferramenta De Interação No Ensino, Pensamento Computacional, Recursos Digitais na Matemática, entre outros, são algumas das temáticas.

O grupo GENTE foi criado em 2014 pela professora Adriana Barroso de Azevedo com intuito de pesquisar, a partir de narrativas autobiográficas, a relação de práticas educativas com novas tecnologias e sua aplicação em sala de aula. Segundo professora Adriana, o grupo utiliza os princípios teóricos da abordagem biográfica que privilegia a trajetória formativa e profissional dos participantes como vias possíveis para o conhecimento dos significados atribuídos às práticas pedagógicas com uso de TDIC a partir da experiência de si (autobiográfica) e da experiência do outro (heterobiográfica).

“Estudam-se as inovações tecno-metodológicas, contemplando os enfoques práticos e teóricos. São destacadas experiências em ensino híbrido, mídias sociais e novos usos das TDIC nos processos educativos. O grupo realiza ciclos de palestras e discussões, bem como encontros para estudos e práticas de pesquisas e ações acadêmico-científicas”, descreve, acrescentando que o GENTE publica periodicamente artigos acadêmicos e livros em versões digitais e impressas. A professora da Metodista destaca “Narrativas das experiências docentes com uso de tecnologias na educação”, livro que reúne reunindo diversas experiências e reflexões docentes com o uso de novas tecnologias.

Docência Conectada: Práticas Educativas com Uso de Tecnologia
Quando: 19 de agosto, das 9h às 16h
Onde: Porto Aprendiz, Rua Jaú, n° 1158, Boqueirão, Praia Grande – SP

Programação
Abertura: 9h às 10h
Oficinas: das 10h15 às 12h30 e das 14h às 16h
• Scratch e o Pensamento Computacional
• Clássicos Revisitados
• O Facebook Como Ferramenta De Interação No Ensino
• QR Code: Uma possibilidade mobile na Educação
• Recursos Digitais na Matemática

Atividade Cultural: das 16h às 17h
• Visita ao “Mural da Educação” e ao mural “História e Traços de Praia Grande”
• Visita ao departamento de Educação Ambiental

Informações: (13) 3496-5372

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,