Aluno de Gestão Ambiental na EAD Guaratinguetá estimula plantio de árvores

Ação foi promovida por Robson de Souza na empresa onde trabalha

07/12/2017 15h50

Robson distribui mudas arrecadadas com ajuda do polo da Metodista (Foto Divulgação)

Já premiado como gestor ambiental, o aluno Robson Augusto de Souza, do Polo EAD de Guaratinguetá, em São Paulo, não nega que é um profissional de proatividade. Em 24 de novembro passado, realizou na Vigor Alimentos em Cruzeiro, onde trabalha, a campanha “Plante Vida”, com distribuição de dezenas de mudas de árvores. O propósito foi estimular a consciência ambiental dos colegas de trabalho para questões não só de interesse da empresa -- como redução de consumo de água, de energia e de geração de resíduos --, mas também ressaltar os benefícios de se plantar uma árvore.

O próprio Robson enumera: “Uma árvore transpira até 60 litros de água por dia. Essa água em evaporação vira chuva, ajudando a limpar o ar e a equilibrar os níveis pluviais. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de gás carbônico, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. As árvores também funcionam acusticamente absorvendo o som, diminuindo a poluição sonora”, afirma, acrescentando ainda benefícios como a ajuda à prevenção do solo de erosões da chuva, já que uma árvore adulta absorve até 250 litros de água por dia, além de fornecer sombra para animais e seres humanos.

Formado em técnico em Meio Ambiente na ETEC e cursando sua primeira graduação superior como aluno do 2º semestre de Gestão Ambiental da Educação a Distância Metodista, Robson arrecadou mudas com apoio da EAD de Guaratinguetá e se disse surpreso com a boa reação dos colegas de trabalho: “Todos elogiaram a iniciativa e as mudas acabaram no mesmo dia. Já estão perguntando quando irei fazer outro evento e fiquei muito feliz com isso”.

Promover a importância de um ecossistema equilibrado e mostrar que todos podem contribuir mesmo estando em centros urbanos é uma constante nas ações do aluno Metodista. Quando cursou a ETEC (Escola Técnica Estadual) em 2013, teve trabalho selecionado como finalista na FETEPS - 7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. Seu projeto “Incorporação do Lodo de ETE nos Tijolos Cerâmicos” foi destaque na Categoria 3 de “Ciências Biológicas e Agrárias”, na Expo Barra Funda.

No ano passado, como gestor ambiental na Vigor, contribuiu para ganhar o prêmio “Destaque em Sustentabilidade em 2016” no (PEF) Programa de Excelência Fabril. Seus planos para o futuro profissional já estão esboçados: fazer mestrado em Gestão de Recursos e Ambiente.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,