Mundo digital abre muitas possibilidades em produção audiovisual, mostra prof. Wesley a alunos EAD

16/02/2023 13h45 - última modificação 16/02/2023 14h31

Se a internet criou uma larga estrada de possibilidades pessoais e de carreiras como jamais se viu, a comunicação profissional não deixa nada a desejar no novo mundo digital. Um mercado gigantesco de atuação abriu-se para produtores e consumidores de informação, desde uma simples transmissão de algo cotidiano até produções sofisticadas de grandes eventos.

“Tem que unir um pacote que envolva transmissões ao vivo, informação, retaguarda de redes sociais e um suporte de pautas, como narradores, entrevistas, comentaristas, gráficos etc. E bem embalado em uma proposta comercial. Hoje tudo pode ser vendido ou realizado em parcerias, desde que esteja bem elaborado. É trabalhoso, mas gera dinheiro”, relata Wesley Fernandes Elago, professor nos cursos de Comunicação da Metodista, com 25 anos de atuação no mercado de rádio e TV, área em que se graduou na Umesp.

Professor Wesley é, por isso mesmo, espectador privilegiado da radical migração do mercado analógico para a vida digital e eletrônica moderna. Atuou em redações de esportes na TV Bandeirantes, Record e ESPN e hoje, além da academia, trabalha só com produtos 100% digitais e eletrônicos, inclusive games. Em palestra na aula magna do curso de Produção Audiovisual EAD, ele mostrou como as profissões de Comunicação tiveram que se render ao domínio das plataformas digitais, citando que até canais mais tradicionais da antiga mídia aderiram.

Império do digital

“A digitalização foi imperativa, sobretudo com a pandemia de Covid-19. Até a Globo entra hoje com entrevistas pelo whatsapp ou por celular, algo inimaginável há cinco anos. Mesmo porque, uma operação audiovisual é mais barata do que um caminhão com antena satélite e necessidade de muitos profissionais operando”, descreveu, acrescentando que a audiência hoje é seduzida sobretudo pela interatividade proporcionada pelos meios digitais.

“Hoje as novas gerações nem consomem TV”, citou professor Wesley, que mostrou as novidades surgidas a partir de difusões por streamings e celulares e que estão possibilitando, inclusive, a ascensão de muitos profissionais com canais próprios de transmissão.

Acompanhe a íntegra da aula magna que teve como tema 'Digitalização Audiovisual. Streaming, Broadcast, Jornalismo e Entretenimento” e que foi realizada na noite de 14 de fevereiro com mediação da coordenadora do curso, professora Tassiane Boreli Pinato.

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 16/02/2023

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,