Metodista participa de Congresso Internacional de EAD com debate sobre educação híbrida
31/10/2023 16h34
A experiência da Educação Metodista a Distância com a modalidade híbrida foi levada ao 28º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância) realizado em outubro no Rio de Janeiro. Mesa redonda sobre Os Desafios Na Condução da Educação Hibrida reuniu a coordenadora pedagógica da EAD, Divane Alves da Silva, e o professor Alexandre Saramelli, ao lado de Andrea Correa Silva, da Escola de Governo do Estado de São Paulo, e Maria Luiza Pascale, do TCE (Tribunal de Contas do Estado), entre outros.
“Com a pandemia de Covid-19 houve uma verdadeira revolução nos comportamentos, porém ainda permanecem resistências. Novos comportamentos requerem novas práticas. Assim, a educação híbrida foi evidenciada e priorizada como uma vontade da sociedade. A hibridização passa a apresentar insights que geram uma nova fase na EAD”, expôs prof. Divane.
Um dos grandes desafios da educação moderna, segundo a docente, é preparar as pessoas para viver de forma plena em uma sociedade com patamar cada vez mais elevado de desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Na Metodista, conforme expôs, o maior propósito está no aluno. “Queremos contribuir com o preparo de uma pessoa/profissional que busque autonomia, ser protagonista de sua história, construa conhecimento a partir da experiência de vida e tenha o professor como tutor e condutor, não como detentor do saber”, apresentou.
Vários temas foram desenvolvidos ao longo do 28º CIAED, realizado em 16 de outubro, entre os quais como se dá a construção de espaços híbridos de aprendizagem na EAD e cenários para uma educação aberta, experencial e humanista.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 31/10/2023