Metodista conquista nota 5 do MEC, conceito máximo de qualidade no ensino
22/05/2023 12h45 - última modificação 22/05/2023 13h30
A Universidade Metodista de São Paulo-Educação Metodista a Distância acabam de receber nota 5 do Ministério de Educação, conceito máximo atribuído pelo governo na avaliação de instituições de ensino. A visita para recredenciamento da Umesp-Metodista EAD incluiu avaliações das instalações físicas, qualificação do corpo docente, satisfação dos estudantes e ações de responsabilidade social.
Segundo critérios do MEC, dentro da pontuação de 1 a 5, nota 5 significa que a instituição e seus cursos são de alto nível, servindo como referência para demais organizações de educação. O resultado foi anunciado em 19 de maio último.
Recredenciamento universitário é uma verificação periódica e tem como objetivo confirmar ou negar a competência de uma instituição para oferecer cursos em nível superior. Os avaliadores do MEC são professores e especialistas em educação superior e o tempo que permanecem nas universidades para elaborar o parecer varia de acordo com o tipo de checagem. Para recredenciamento, por exemplo, a visita dos avaliadores dura em média três dias.
História centenária
Com história centenária no Brasil, a Educação Metodista atua desde os ciclos básicos até Mestrado-Doutorado e na Educação a Distância. Na EAD, foi uma das pioneiras no Brasil, iniciando na década de 1980.
Hoje a Metodista oferece mais de uma centena de graduações e pós-graduações em todas as áreas do conhecimento: humanas, exatas, gestão e negócios, teologia e ciências da saúde, com turmas de ingresso semestrais e trimestrais. As universidades têm seu credenciamento válido por cinco anos.
”A nota máxima no recredenciamento como universidade demonstra o compromisso da Metodista em proporcionar uma educação de excelência, transformadora e inovadora. Nossa conquista é ainda mais especial ao sermos a única universidade privada do ABC paulista a alcançar esse conceito. É um reflexo direto do incansável trabalho de nossas equipes, a dedicação apaixonada de nossos docentes e a energia vibrante de nossos estudantes”, diz o reitor da Umesp, prof. Marcio Oliverio.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 22/05/2023