Edital - Bolsa Social - 1º semestre de 2018

Cursos a distância

Inscrição

 Confira o edital na versão PDF.

 
A Universidade Metodista de São Paulo informa a abertura do Edital da Bolsa Social Metodista para os cursos de graduação na modalidade a distância - EAD, referente ao 1º semestre de 2018 com utilização da nota do ENEM dos anos de 2013 a 2017 ressalvado, desde já, que as bolsas serão concedidas exclusivamente a depender da formação de turmas em cada um dos polos de apoio presencial, conforme item 8.1 e 8.4 deste edital.


I – DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DA BOLSA SOCIAL

1.1 – Somente poderá se inscrever candidato que atenda aos seguintes critérios:
I. Ser brasileiro não portador de diploma de curso superior (inclusive Tecnólogo Superior – CST e Sequenciais);
II. Tenha cursado o ensino médio em escola da rede pública;
III. Tenha cursado o ensino médio em instituição privada na condição de bolsista integral da própria escola;
IV. Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola de rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da própria escola;
V. Apresentar pontuação mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado na prova de redação;
VI. Não possuir vínculo acadêmico em instituição pública de ensino superior;
VII. Não participar de outro programa de bolsa de estudo;
VIII. Atender aos requisitos de renda estabelecidos na legislação filantrópica que regulamenta a concessão de bolsa, cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos para bolsa parcial e de 1 e meio salários mínimos para bolsa integral.

II – DAS INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE ESTUDO DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA – EAD.

2.1 – As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet por meio do Portal da Metodista, mediante o preenchimento do formulário de bolsa no seguinte período:

  • de 21 de dezembro de 2017 a 18 de janeiro de 2018.


III – DA PRÉ-SELEÇÃO

3.1 – A pré-seleção dos candidatos inscritos para a Bolsa Social Metodista na modalidade a distância - EAD, considerará a nota obtida na prova do ENEM – 2013 a 2017 e serão classificados aqueles que tenham média no ENEM superior a 450 pontos e não tenham zerado na prova de redação.

3.2 – Os candidatos também serão selecionados na ordem decrescente das notas, em cada curso e conforme o polo de apoio presencial escolhido, dentro do número de bolsas previsto de vagas existentes.

IV – DA CHAMADA PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS

4.1 – O processo seletivo da Bolsa Social Metodista será constituído de uma única chamada dos pré-selecionados.

4.2 – A Metodista, ao realizar a chamada dos pré-selecionados, o fará em número superior ao mínimo necessário, não havendo chamadas adicionais. A chamada dos pré-selecionados é uma expectativa de bolsa e não se confunde com os aprovados convocados para a matricula, conforme o número de bolsas prevista no presente edital.

4.3 – A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada na página da Metodista (http://portal.metodista.br/) após as 18h do dia 24 de janeiro de 2018.

V – DO PERÍODO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS

5.1 - O candidato pré-selecionado na modalidade a distância - EAD deverá comparecer ao polo de apoio presencial da Universidade Metodista no período especificado no item 5.3 munido do formulário de inscrição de bolsa e da cópia dos seus documentos e de cada um dos componentes do seu grupo familiar para aferição das informações prestadas no formulário de inscrição de bolsa.

5.2. Todos os itens da relação de documentos são obrigatórios e a falta da documentação acarretará no indeferimento da solicitação da bolsa.

5.3. Período para entrega do formulário de inscrição e documentos: 25 de janeiro de 2018 a 02 de fevereiro de 2018.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS

VI - DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PARA MATRÍCULA COM BOLSA

6.1. – A METODISTA divulgará após as 18h do dia 16 de fevereiro de 2018, em sua página da internet www.metodista.br, o resultado dos candidatos aprovados na pré-seleção com as orientações para a realização da matrícula prevista para os dias 21 a 23 de fevereiro de 2018.

VII – DA BOLSA DE ESTUDO

7.1 – Caso a quantidade de Bolsas Integrais não seja suficiente para atender a todos os candidatos com o perfil para essa bolsa, a Universidade Metodista poderá oferecer bolsa parcial de 50% até o limite de bolsas disponíveis conforme a classificação obtida pelas notas dos candidatos considerando os alunos matriculados.

7.2 – Caso tenha mais de um candidato pré-selecionado apto a ter a Bolsa de Estudo com a mesma pontuação, será considerada a menor renda per capita como critério de desempate.

VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 – À Universidade Metodista de São Paulo é reservado o direito de não conceder bolsa de estudo para o curso/habilitação em que não houver formação de turma inicial no polo de apoio presencial.

8.2 – O nº de bolsas indicadas por curso na tabela abaixo constitui apenas numa previsão de oferta de vagas pois a Universidade depende da quantidade de alunos matriculados de cada curso para determinar o número final de vagas.

8.3 – É de exclusiva responsabilidade do CANDIDATO a observância dos prazos estabelecidos no presente Edital, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página da Universidade Metodista na internet.

8.4 - O candidato deve observar abaixo a quantidade de bolsas totais previstas para os cursos nesse processo de Bolsa Social Metodista EAD, para o qual poderão participar veteranos e calouros desde que a turma seja oferecida no polo de apoio presencial.

8.5 – Observar ainda que nem sempre haverá oferta de um determinado curso em todos os polos de apoio presencial. Assim, o candidato deverá verificar se o curso escolhido esta oferecido no polo pretendido.

– Tabela de previsão de bolsas por curso na modalidade a distância a serem distribuídas entre os polos de apoio presencial conforme item 3.2 .
TABELA 1 – Cursos/turnos disponíveis para Inscrição válida para CALOUROS (à ingressarem) e VETERANOS (alunos já matriculados):


OBSERVAÇÃO: Para informações complementares sobre os cursos/turnos, vide Edital do Processo Seletivo 1º semestre de 2018, disponível na página da Metodista.


São Bernardo do Campo, 21 de dezembro de 2017.


ROBSON RAMOS DE AGUIAR
Diretor Geral

Comunicar erros