Edital - Bolsa Social Metodista - 2º semestre de 2017
A Universidade Metodista de São Paulo informa a abertura do Edital da Bolsa Social Metodista para os cursos de graduação na modalidade a distância - EAD, referente ao 2º semestre de 2017 com utilização da nota do ENEM dos anos de 2012 a 2016 ressalvado, desde já, que as bolsas serão concedidas exclusivamente a depender da formação de turmas em cada um dos polos de apoio presencial, conforme item 8.1 e 8.4 deste edital.
I – DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DA BOLSA SOCIAL
1.1 – Somente poderá se inscrever candidato que atenda aos seguintes critérios:
I. Ser brasileiro não portador de diploma de curso superior (inclusive Tecnólogo Superior – CST e Sequenciais);
II. Tenha cursado o ensino médio em escola da rede pública;
III. Tenha cursado o ensino médio em instituição privada na condição de bolsista integral da própria escola;
IV. Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola de rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da própria escola;
V. Apresentar pontuação mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado na prova de redação;
VI. Não possuir vínculo acadêmico em instituição pública de ensino superior;
VII. Não participar de outro programa de bolsa de estudo;
VIII. Atender aos requisitos de renda estabelecidos na legislação filantrópica que regulamenta a concessão de bolsa, cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos para bolsa parcial e de 1 e meio salários mínimos para bolsa integral.
II – DAS INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE ESTUDO DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA – EAD
2.1 – As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet por meio do Portal da Metodista, mediante o preenchimento do formulário de bolsa no seguinte período:
• de 28 de junho de 2017 a 17 de julho de 2017.
III – DA PRÉ-SELEÇÃO
3.1 – A pré-seleção dos candidatos inscritos para a Bolsa Social Metodista na modalidade a distância - EAD, considerará a nota obtida na prova do ENEM – 2012 a 2016 e serão classificados aqueles que tenham média no ENEM superior a 450 pontos e não tenham zerado na prova de redação.
3.2 – Os candidatos também serão selecionados na ordem decrescente das notas, em cada curso e conforme o polo de apoio presencial escolhido, dentro do número de bolsas previsto de vagas existentes.
IV – DA CHAMADA PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS
4.1 – O processo seletivo da Bolsa Social Metodista será constituído de uma única chamada dos pré-selecionados.
4.2 – A Metodista, ao realizar a chamada dos pré-selecionados, o fará em número superior ao mínimo necessário, não havendo chamadas adicionais. A chamada dos pré-selecionados é uma expectativa de bolsa e não se confunde com os aprovados convocados para a matricula.
4.3 – A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada na página da Metodista (http:// portal.metodista.br/) após as 18h do dia 20 de julho de 2017.
V – DO PERÍODO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS
5.1 - O candidato pré-selecionado na modalidade a distância - EAD deverá comparecer ao polo de apoio presencial da Universidade Metodista no período especificado no item 5.3 munido do formulário de inscrição de bolsa e da cópia dos seus documentos e de cada um dos componentes do seu grupo familiar para aferição das informações prestadas no formulário de inscrição de bolsa.
5.2. Todos os itens da relação de documentos são obrigatórios e a falta da documentação acarretará no indeferimento da solicitação da bolsa.
5.3. Período para entrega do formulário de inscrição e documentos: 22 de julho de 2017 a 28 de julho de 2017.
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS
VI - DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PARA MATRÍCULA COM BOLSA
6.1. – A METODISTA divulgará após as 18h do dia 2 de agosto de 2017, em sua página da internet www.metodista.br, o resultado dos candidatos aprovados na pré-seleção com as orientações para a realização da matrícula prevista para os dias 4, 07 e 08 de agosto de 2017.
VII – DA BOLSA DE ESTUDO
7.1 – Caso a quantidade de Bolsas Integrais não seja suficiente para atender a todos os candidatos com o perfil para essa bolsa, a Universidade Metodista poderá oferecer bolsa parcial de 50% até o limite de bolsas disponíveis conforme a classificação obtida pelas notas dos candidatos considerando os alunos matriculados.
7.2 – Caso tenha mais de um candidato pré-selecionado apto a ter a Bolsa de Estudo com a mesma pontuação, será considerada a menor renda per capita como critério de desempate.
VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 – À Universidade Metodista de São Paulo é reservado o direito de não conceder bolsa de estudo para o curso/habilitação em que não houver formação de turma inicial no polo de apoio presencial.
8.2 – O nº de bolsas indicadas por curso na tabela abaixo constitui apenas numa previsão de oferta de vagas, pois a Universidade depende da quantidade de alunos matriculados de cada curso para determinar o número final de vagas.
8.3 – É de exclusiva responsabilidade do CANDIDATO a observância dos prazos estabelecidos no presente Edital, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página da Universidade Metodista na internet.
8.4 - O candidato deve observar abaixo a quantidade de bolsas totais previstas para os cursos nesse processo de Bolsa Social Metodista EAD, para o qual poderão participar veteranos e calouros desde que a turma seja oferecida no polo de apoio presencial.
8.5 – Observar ainda que nem sempre haverá oferta de um determinado curso em todos os polos de apoio presencial. Assim, o candidato deverá verificar se o curso escolhido esta oferecido no polo pretendido.
OBSERVAÇÃO: Para informações complementares sobre os cursos/turnos, vide Edital do Processo Seletivo 2º semestre de 2017, disponível na página da Metodista.
São Bernardo do Campo, 23 de junho de 2017.
ROBSON RAMOS DE AGUIAR
Diretor Geral