Jornalismo digital em debate na aula magna do curso EAD, dia 16
04/02/2022 11h55 - última modificação 16/02/2022 10h05
Mestre em Cibercultura e doutora em Ciberjornalismo, a jornalista Caru Schwingel conduzirá a aula magna deste 1º semestre do curso de Jornalismo EAD da Metodista. O encontro está programado para 16 de fevereiro às 19h e traz como tema Jornalismo na Era Digital: Oportunidades e Desafios.
Basta acessar este link.
Dia 16/02/22
Horário 19h
Saiba mais sobre a palestrante:
Jornalista (Fabico/UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura - Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online - GJOL - CNPq 140833/2004-8) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA), pós-doutorado em Fotônica e Novas Mídias no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Consultora e ativista, empreendeu em comunicação e jornalismo digital em três regiões do País (S, NE e SE). Realizou pesquisa sobre a composição e a sistemática de trabalho de equipes (interdependência) e grupos de desenvolvimento internet (colaboração) no mestrado (2000-2002).
No doutorado (2004-2008), Caru Schwingel trabalhou com a noção de sistemas de produção de conteúdos e ferramentas automatizadas para produção ciberjornalística. No pós-doutorado, pesquisou a estrutura tecnológica para vídeos em super alta-resolução.
Realizou estágio doutoral com bolsa CNPq na Universidade do Texas, em Austin - EUA (2006-2007 - 200628/2006-2), onde trabalhou no Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Desde 1995 (PROCERGS-VIA-RS), desenvolve produtos e serviços para a internet, tendo em vista a arquitetura da informação e a elaboração de conteúdos para o ciberespaço. Foi sócia-administradora das empresas S&Z (Rio Grande do Sul) e Assim Comunicação e Tecnologias (Bahia).
Em São Paulo, é uma das propositoras e co-fundadoras da Casa da Cultura Digital, onde trabalhou na coordenação de pesquisa e metodologias do Fórum da Cultura Digital Brasileira (projeto do MinC e RNP) (2008-2010). No pós-doutorado, integrou o Projeto 2014K, que visava a transmissão dos jogos da Copa do Mundo com imagens em 4K3D para os cinco continentes (2011). Desde 2000 ministra cursos e disciplinas para graduação e pós-graduação, com experiência em Cibercultura na área de Comunicação e pesquisa e ensino nos temas: jornalismo digital, desenvolvimento web, jornalismo, sistemas de publicação, audiovisual, arquitetura da informação, criação e criatividade, teorias do jornalismo, narrativas interativas hipertextuais e desenvolvimento colaborativo na internet. Ganhou o Prêmio Adelmo Genro de Melhor Tese em Jornalismo da SBPJOr, em 2009. Autora dos livros "Mídias Digitais - Produção de conteúdos para a web" e "Ciberjornalismo", além de organizadora de "Produção e colaboração no jornalismo digital".