Pedagogia - Segunda Licenciatura
Karla Isabel de Souza (Coordenadora)
Pesquisadora Colaboradora da FE - Faculdade de Educação da UNICAMP, pós doutora (bolsista CAPES) com pesquisa desenvolvida na Europa e Estados Unidos. Doutora em Educação na área de Educação, Cìências e Tecnologia pela Faculdade de Educação da UNICAMP, com estágio doutoral na UCM - Universidade Complutense de Madri. Desenvolveu pesquisa com financiamento europeu na França (Université de Poitiers), Espanha (UNED - Universidad de Educación a Distancia) e Portugal (Universidade Técnica de Lisboa). Possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado (2005) em Educação também pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Educação, com ênfase em Comunicação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Artes visuais e Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital Interativa, Narrativa Audiovisual, Semiótica, Linguagem e Cultura, Formação de Educadores e Produção de Conteúdo Colaborativamente em linguagem audiovisual.
Alessandra Moreno Talavera Domeniquelli
Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação na linha de pesquisa Formação de Educadores pela UMESP. Atualmente é professora titular da Graduação presencial e a distância na Universidade Metodista de São Paulo atuando nos cursos de Licenciaturas. Tem experiência na área de Educação nos seguintes temas: fundamentos da ação docente, educação a distância, novas tecnologias e práticas educativas, mediação pedagógica, estágio supervisionado, contemporaneidade, novas narrativas e educação, abordagens do processo educativo, saberes docente e pesquisa.
Adriana Barroso de Azevedo
Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Coordenadora do Curso de Formação Pedagógica - PARFOR na mesma Instituição. Pesquisadora e docente na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação e tecnologia, tecnologias na educação, educação e comunicação, formação de professores, uso de tecnologias na docência e cidadania digital. É avaliadora do INEP/MEC do curso de Pedagogia para os atos de autorização, reconhecimento e credenciamento presencial e EAD e é também avaliadora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para os atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores.
Claudete Pagotto
Claudete Pagotto concluiu o doutorado em Sociologia pelo IFCH/UNICAMP em 2010 e o mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP em 2003. Possui especializações em Ciências Humanas pela FESP, UNICAMP e USP. Bacharelado e Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Fundação André de 1988 a 1991. Atualmente é membro do Conselho Editoral de 3 revistas acadêmicas. Atua como docente em cursos de graduação e de pós-graduação. Coordenadora da Formação Continuada de Professores do PROJOVEM de 2008 a 2009. Atua como docente do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e na Supervisão de Estágio docente no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UMESP desde 2010. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: mundo do trabalho, reestruturação produtiva, terceirização, cooperativas de trabalho, produção associada e economia solidária.
Cleonice de Almeida da Cunha Lussich
Doutorado em andamento na linha de formação de educadores pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização (Lato Sensu) em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender. Especialização (Lato Sensu) em andamento - Psicomotricidade. Atualmente é professora no curso de Pedagogia EAD da Universidade Metodista de São Paulo, ministrando as temáticas: Educação de Jovens e Adultos e Estágio Supervisionado. Docente nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional na mesma universidade, ministrando os temas Pesquisa em Psicopedagogia. Participa como coordenadora de subprojeto PIBID sobre brincadeiras no espaço da educação infantil. Docente na educação básica ciclo I, na E.E. Professor Alexandre Ansaldo Mozzilli. Tem experiência na área da formação de professores, ministrando palestra com temáticas relacionadas à formação continuada, mudança de prática pedagógica, (re)construção de saberes docentes, didática, planejamento, avaliação e assuntos correlatos. Mestrado em Educação na linha de formação de educadores pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012), em Letras (port/ing) em pela Faculdade Interlagos de Educação e Cultura (2002).
Creudimar Silva Morais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Especialização no Ensino Superior UMESP, Pós graduação em educando para a cidadania Puc. Pós em Libras - Língua Brasileira dos Sinais Faculdade Eficaz. Atualmente participou na formação de professores e coordenadores do IFNMG- Instituto Federal Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: biografia.
Cristiane Gandolfi
Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1992) e Pedagogia-Licenciatura em gestão pela Uniab(1997), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas públicas para infância e adolescência e Educação não-formal, já nas licenciaturas tem trabalhado com didática e a temática do trabalho escolar como formação do sujeito coletivo. Além disso, em especial no curso de Ciências Sociais tem se voltado para a prática de ensino de sociologia no Ensino Médio.
Denise D'Aurea Tardeli
Graduação em Pedagogia e Psicologia. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006). É professora da Universidade Metodista de São Paulo, atuando na graduação, pós-graduação, projetos de extensão e de pesquisa, orientação de Iniciação Científica. É responsável pelo Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Aluno no Centro Universitário Unimonte-Santos. Membro do Grupo de Psicologia e Moralidade da ANPEPP. Experiência com formação de professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Experiência em pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, com ênfase em Psicologia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento moral, aprendizagem, adolescência e projeto de vida, valores morais, solidariedade, respeito. Pós-doutorado em andamento na Faculdade de Educação da USP.
Elizabete Cristina Costa Renders
Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED/UNICAMP) e no Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH/UMESP). Atuou como professora visitante nas licenciaturas do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (2014-2016). É professora no Programa Institucional de Licenciaturas da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UMESP (2005-atual). Compõe a equipe técnica do Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento (CAPES/SECADI/MEC, 2014) que visa ações afirmativas na área étnico racial (afro e indígena) e em educação especial (pessoas com deficiência). Atua no desenvolvimento de projetos na área da inclusão, especialmente como assessora pedagógica para inclusão de pessoas com deficiência desde Educação Infantil até a Educação Superior. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação especial e inclusiva, ensino de Libras, formação de professores para o atendimento educacional especializado na escola regular, direitos humanos e epistemologias emergentes.
Fátima Cristina dos Santos
Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), Pós Graduação em Filosofia e História Contemporânea pela Universidade Metodista de SP. ( 2013 ), cursando Pós Graduação ( especialização ) em Gestão e Implementação de cursos EAD pela Universidade Federal Fluminense.Graduanda em Pedagogia pela UNICID. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo, professor efetivo - Secretária de Educação do Estado de São Paulo e monitor ead da Universidade Metodista de São Paulo. Supervisora de Estágio do curso de Ciências Sociais e orientadora de TCC do mesmo curso na UMESP. Ministra aulas de Filosofia, Sociologia e Antropologia nos cursos Relações Publica, Recursos Humanos e Nutrição e Sociologia da Educação no curso de Pedagogia na Universidade Metodista de SP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.
Jung Mo Sung
Possui graduação em Filosofia (1984) e em Teologia (1984) doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e pós-doutorado em Educação pela Univ. Metodista de Piracicaba (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Durante os anos de 2011 a 2014 ocupou também o cargo de Diretor da Faculdade de Humanidades e Direito dessa universidade. É membro do Comitê Científico do GT "Class, Religion and Theology" da American Academy of Religion. Tem experiência na área de Ciências da Religião e Teologia, com ênfase em Religião e Educação Para Solidariedade e na Crítica teológica à economia política. Tem pesquisado os seguintes temas: religião e educação; teologia e economia; capitalismo como religião; igreja e sociedade; neoliberalismo, globalização e solidariedade. É professor visitante da Yonsei University/Global Insitute of Theology, Coreia do Sul.
Luciana Miyuki Sado Utsumi
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP (1992-1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2003-2004), especialização lato sensu em Psicopedagogia pela Universidade Paulista-UNIP (2000), especialização lato sensu em Educação a Distância pelo SENAC de Paraná (2008-2009) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2012-2016). É docente da Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (curso de Pedagogia), coordenadora pedagógica da escola OEN e prestadora de serviços ao SENAC - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias e Práticas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do trabalho científico; teorias e práticas do ensino da Matemática; teorias educacionais e didática; formação de professores.
Mara Pavani da Silva Gomes
Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1974), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1986), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Prof. José A. Vieira" (1977) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Aluna do doutorado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do curso de pedagogia (presencia e ead) da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, gestão e políticas públicas, estágios curriculares, constituição da pedagogia como campo científico, meritocracia. Foi professora, diretora e supervisora de ensino na rede pública do Estado de São Paulo.
Marcos Munhoz da Costa
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Atualmente docente da Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na área de Educação, docência e orientação de TCC no curso de pedagogia em Educação a distância.
Maria José de Oliveira Russo
Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental (SIEF) e Gestão pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís. Docente dos cursos de Pedagogia (presencial e a distância) da Universidade Metodista de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a inclusão social e educacional; discriminação e preconceitos; alunos com deficiência; escolas inclusivas; cotidiano escolar e práticas pedagógicas reflexivas; metodologia de pesquisa; produção textual acadêmica. Docente dos cursos presenciais de Pós-Graduação - Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Língua Inglesa da Universidade Metodista de São Paulo e dos curso de Pós-Graduação a Distância: Especialização em Psicopedagogia e Português: Língua e Literatura. Professora supervisora de TCCs, coordenadora de períodos (1º ao 8º) e orientadora de TCCs do curso de Pedagogia (presencial e a distância) da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade Metodista.
Oswaldo de Oliveira Santos Junior
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da Comissão de Apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Experiência na área de Geografia, História e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea e Afro-brasileira. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).
Rose Maria de Souza
Bailarina, coreográfa e educadora. Mestre em Ciências da Religião, docente da Universidade Metodista de São Paulo, Centro Ítalo Brasileiro e na Pós Graduação em Dança da UniFMU e Gama Filho. Idealizadora do Projeto "Dançando a vida" que atende em média 300 pessoas nas cidades do ABCD.
Silvio Pereira da Silva
É doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP Universidade de São Paulo, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André, Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Wesley Fajardo Pereira
Possui as graduações em Filosofia (Universidade de São Paulo - USP - 2000), em Psicologia (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP - 2016), em Teologia (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP - 1990) e a Licenciatura em Educação Física (Faculdade de Educação e Cultura do ABC - FEC - 1986). É mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo - 1994) e especialista em Psicologia Junguiana (Faculdade de Ciências da Saúde - FACIS - 2004). Professor há anos na área de humanidades, atualmente mais dedicado à docência em Filosofia, com destaque para Ética, Direitos Humanos, Filosofia da Educação e da Religião.