Dia do Escritor, que nos faz refletir sobre a vida!
24/07/2024 15h15
Quem já não leu pelo menos um clássico de Machado de Assis e de Jorge Amado ou autores mais atuais como Djamila Ribeiro e Itamar Vieira Jr?
A literatura brasileira é rica em talentos e gêneros literários, muitos conhecidos internacionalmente. Para homenageá-los, foi instituído o 25 de julho como Dia Nacional do Escritor, uma forma também de conhecer as dificuldades que enfrentam em relação à produção, divulgação de trabalhos e direitos autorais.
Os escritores desempenham papel fundamental na sociedade e deixam um legado significativo para as futuras gerações. Isso porque:
- Promovem a preservação da cultura e da história ao documentarem costumes, crenças e eventos históricos de sua época.
- Estimulam a reflexão e introspecção, pois suas histórias, poemas e ensaios nos fazem refletir sobre a vida e a forma de vermos o mundo.
- Inspiração e conexão: pelas palavras, os escritores podem tocar nossos corações, nos inspirar e nos conectar com outras pessoas.
- Transformação pessoal: ler pode mudar nossa perspectiva, ampliar nossa compreensão e nos ajudar a crescer como indivíduos.
- Desafio e questionamento: escritores questionam normas sociais e políticas e nos incentivam a pensar criticamente.
Terapêutica
Há também a escrita terapêutica, que é o ato de escrever para você e sobre você, a fim de se conhecer melhor e superar obstáculos para se viver bem. É bastante difundida hoje e excelente para pais e filhos colocarem suas emoções para fora.
Essa técnica baseia-se na atitude de expressar em palavras tudo o que se passa na mente. Pode-se escrever sobre o que está deixando você ansioso ou um trauma do passado, ou sobre o futuro.
Assim, é possível observar as situações da vida por meio de um novo ponto de vista.
Apesar da variedade de escritores, no Brasil se lê pouco: apenas 2,43 livros por ano. Índia e China lideram o ranking mundial. Os indianos dedicam em média 10 horas e 42 minutos semanais à leitura e na China a média é de 8 horas semanais.
Entre os gêneros, no Brasil a literatura de ficção é a preferida, representando 21% das vendas de livros em 2019. Inclui romances, fantasia e suspense. Já a autoajuda soma 19% das vendas. São livros que oferecem orientação e motivação pessoal. Seguem-se história em quadrinhos, responsável por 18% das vendas, e livros científicos ou de não-ficção, com 17%. São temas como ciência, história e ensaios.
E que tal conhecer algumas frases que marcaram época e se tornaram maiores que seus autores?
- Tudo vale a pena quando a alma não é pequena - Fernando Pessoa
- O segredo é não cuidar das borboletas e, sim, cuidar do jardim para que elas venham até você - Mario Quintana
- Creia em si, mas não duvide sempre dos outros – Machado de Assis
- Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento - Clarice Lispector
- Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes - Carlos Drummond de Andrade
- O amor não precisa ser provado ou medido. Ele existe, e isso é suficiente – Jorge Amado
Quer seguir a carreira de escritor? A Metodista pode ajudar na sua formação com cursos de Jornalismo, Letras e Pedagogia, inclusive na modalidade EAD (Educação a Distância).
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 24/07/2024