Administração está entre cursos mais buscados nas modalidades EAD e presencial

24/02/2023 16h05 - última modificação 24/02/2023 18h26

Foto Racool Studio/Freepik.com

Presenciais ou a distância, os cursos de Administração aparecem nas primeiras colocações em instituições privadas e públicas. Segundo o Censo da Educação Superior do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2021, a graduação está em 4º lugar na rede privada e em 1º na rede pública na modalidade presencial.

Dados reunidos pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) mostram que também na EAD a formação é uma das mais requisitadas. Na educação a distância da rede federal, Administração surge na 4ª posição, depois dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras. Já na rede particular, a área aparece em 2º lugar, sendo Pedagogia o 1º.

Além de ser considerada uma graduação clássica, ADM abre grande leque de atuação no mercado: desde ser executivo em empresas, consultor, conselheiro ou até mesmo empreendedor no próprio negócio.

Coordenadora dos cursos presenciais de ADM e ADM-Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo, professora Cintia Monteiro Fernandes destaca o diferencial da Umesp em uma formação completa. Projetos como mini-fábricas, Planos de Negócios e Planos de Internacionalização a cada período letivo e, sobretudo, no TCC final concretizam a construção de estudos intensos e trocas de experiências no ambiente acadêmico. Os alunos aprendem a estruturar desde custos, operacionalização de um negócio, análise de mercado e planos financeiro e de marketing, até organização do administrativo e pós-venda, entre outros.

Mais ofertas

O Censo da Educação Superior do IBGE mostra também que, impulsionada pela pandemia, a modalidade EAD cresceu na escolha dos estudantes. Mais de 1,2 milhão de alunos estavam matriculados em cursos de Administração e Gestão em 2021 e, desse total, 62,61% estudavam a distância. Segundo Taiguara Langrafe, vice-presidente de Relações Externas do Conselho Regional de Administração de São Paulo, isso se deve também à própria expansão dos cursos.

“Se antes contávamos apenas com oferta de graduações em Administração presenciais, hoje um candidato pode escolher entre presencial, EAD, tecnólogo em uma especialidade de gestão (presencial e EAD), além dos cursos híbridos”, apontou, lamentando, porém, que o acesso ao ensino superior no Brasil ainda é restrito (17% da população), mas incentivando os candidatos:  

“Estudar e aprender é bom e faz bem para o indivíduo e para a sociedade. A vida de quem estuda é muito mais rica em diversas dimensões”, pontua Taiguara Langrafe.

Saiba mais sobre o curso de Administração EAD da Metodista.

Texto: Malu Marcoccia
Com informações do IBGE e Crasp
Última atualização: 24/02/2023

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,