História do Cinema Mundial

 

Curso Presencial

Local: Campus Rudge Ramos
Vagas: 20
Carga horária do curso: 14 horas
Dias da semana: Sábado
Datas dos encontros: 09 e 16 de maio
Inscrições até: 04 de maio
Horário: das 09h às 16h
Investimento: R$168,00

 

Apresentação do Curso

Um workshop imersivo que propõe um mergulho nos principais momentos da história do cinema. Trechos de filmes serão exibidos para ilustrar as inovações técnicas e as diferentes propostas estéticas e de linguagem, começando por entender o funcionamento da linguagem hollywoodiana, passando para as propostas artísticas das vanguardas e dos movimentos cinematográficos. Porque alguns diretores se tornam cultuados e premiados em festivais? Quais os segredos dos filmes que fazem grande sucesso de bilheteria? Este curso pretende dar a base para conhecer, admirar e se envolver com filmes que marcaram a história da sétima arte no mundo. 

 

Objetivo

Habilitar o aluno a entender o contexto e as características técnicas, estéticas e de linguagem dos grandes filmes da história do cinema.

Específicos:

- Conhecer as formas de produção, direção, e concepção artística geral de filmes de indústrias como Hollywood, Vanguardas Francesas, Neorrealismo Italiano, Nouvelle Vague, Cinema Brasileiro, Dogma 95 e Cinemas Contemporâneos da Ásia, África, Oceania, Europa e Américas.

 

Conteúdo Programático

O Nascimento do Cinema

A formação de Hollywood

Vanguardas Francesas – Dadaísmo e Surrealismo

Realismo Poético Francês

Neorrealismo Italiano

Nouvelle Vague

Cinema Brasileiro

Cinema Contemporâneo: Ásia e África

Cinema Contemporâneo: Ámericas, Oceania e Europa


Público-Alvo

 Acima de 16 anos, aberto a todos os públicos.

 

Professor responsável: Franthiesco Ballerini

 

Currículo Resumido

Finalista do 60º Prêmio Jabuti pelo livro ‘Poder Suave – Soft Power’, Franthiesco Ballerini é jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em audiovisual e jornalismo cultural. Ingressou num dos maiores jornais da América Latina, ‘O Estado de S.Paulo’, ainda muito jovem. Acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina. Em mídia impressa, colaborou para revistas especializadas como ‘Cult’ e ‘Bravo!’. No rádio, atuou como colunista cultural da Rádio Eldorado e, na televisão, como colunista de cinema para a TV Gazeta. Atualmente, é colunista de jornalismo cultural no Observatório da Imprensa.

Antes de fundar a agência Ethos Comunicação & Arte, acumulou também quase uma década de experiência acadêmica. Foi coordenador geral da Academia Internacional de Cinema, tendo gerenciado uma equipe de colaboradores e professores e desenvolvido mais de 40 cursos livres. Conhece o ensino de comunicação e de artes a fundo, atuando como professor de grandes instituições como FAAP, UMC, Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdades Integradas Rio Branco. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois e Loyola University, nos EUA.

Seus livros são referência no mercado. ‘Diário de Bollywood’ é o primeiro livro em língua portuguesa sobre o cinema indiano no mundo; ‘Cinema Brasileiro no Século 21’ é consulta obrigatória para quem estuda e trabalha com audiovisual no Brasil; ‘Jornalismo Cultural no Século 21’ é fruto de três anos de pesquisa e atualização editorial nesta especialização; e ‘Poder Suave – Soft Power’, com prefácio do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, é publicação única no mundo, abordando o poder de persuasão da arte e entretenimento. Produziu filmes, como o documentário ‘Bollyworld’ e ‘Legacy’, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de ‘Nome’, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.

 

Para mais informações, entre em contato: 

E-mail: 

Telefone: (11) 4366-5226  (de segunda a sexta-feira, a partir das 13h)

Whatsapp: (11) 3466-5620

 

Comunicar erros