Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Storytelling

Storytelling

Curso presencial
Carga Horária: 24 horas
Investimento: R$ 260,00
Local: campus Rudge Ramos
Turma 1 - Encontros: dias 26/10; 09/11; 23/11; 30/11; 07/12; 14/12 -  das 19h às 23h
Turma 2 - Encontros: dias 27/10; 10/11; 24/11, das 09 às 18h

Aguarde Informações

 

 

 

   

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Uma história bem estrutura e bem contada é o objetivo final das técnicas de storytelling, que tratam de princípios, aplicações e sistematização do que sempre existiu no mundo das narrativas. São ferramentas que tem a capacidade de trazer à consciência como funcionam as histórias e como estruturá-las para agradar mais seu público alvo. O que o storytelling nos dá é a capacidade de tentarmos melhorar as nossas histórias para que elas mais facilmente atinjam os propósitos que desejamos ao conta-las, seja informar, entreter ou reforçar uma crença.

O curso inclui a exposição dos princípios universais e milenares do Storytelling, aplicação prática, rodadas de feedback e sessões de perguntas. Técnicas pesquisadas em "textos formativos" desde a Idade Média até os dias atuais. Curso com exposição mediada de conteúdos, exercícios práticos e dinâmicas de grupo, exercícios de produção textual e criativa.

Storytelling é a ciência que trata de como as histórias funcionam, para que elas servem e como utilizá-las. As técnicas de storytelling podem ajudar profissionais que utilizam narrativas em seu dia a dia de trabalho contando histórias em livros, palcos, na tela ou em salas de reunião. É ideal para quem deseja apresentar ideias e projetos comunicando de forma mais eficiente e persuasiva. É indicado para pessoas que desejam aperfeiçoar o estilo na apresentação de ideias, a qualidade de seu discurso e a eficiência de sua comunicação. E para todos aqueles que tenham uma mensagem ou história para transmitir.

 

OBJETIVOS

• Saber analisar a estrutura e os pontos chave de um bom relato a fim de impulsionar os objetivos institucionais e empresariais;
• Conseguir desenvolver uma história que comunica o seu objetivo, levando-se em conta a necessidade do público interno ou externo à organização;
• No âmbito da empresa, saber identificar entre as situações e condicionantes organizacionais, aquelas histórias que exemplificam e fortaleçam argumentos para defender novas ideias;
• No âmbito pessoal, escolher entre suas experiências, aquelas que sirvam para dar novo significado a história pessoal.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 


•Dilemas morais
•Exercício Prático I – Criação e discussão de dilemas morais para a sua história
•Descrição, narração e diálogo
•Personagem & História
•Exercício Prático II – Storyboarding ou Outlining
•Técnicas infalíveis de turbinação de textos
•Exercício Prático III – Turbinando a sua história à Feedback — Como era vs como ficou
•O uso de histórias como instrumentos ou armas (elementos de indução I)
•O uso prático da história irresistível (elementos de indução II)
•A diferença entre as histórias e as listas
•O segredo de uma ‘história útil’
•A estrutura macro e micro da história
•A construção de uma história útil I
•A construção da história útil II – Estrutura da cena
•A lógica inquebrável e inquestionável da história útil
•Os filtros básicos das histórias
•Os meios pelos quais se apresentam as histórias
•Onde planeia utilizar histórias?
•Storytelling na prática
•Criando a sua 1ª história
•Elementos da história I – “Throughlines” ou os aspectos que perpassam as histórias
•O que são e como “manipulá-los” para o seu próprio benefício.
•Elementos da história II
•Exercício Prático I – Qual é a sua história? à Feedback
•Exercício Prático II – Criação dos ‘Throughlines’ – Aspectos da história à Feedback
•Exercício prático III – Montando uma história peça à peça (elementos da cena)
◦Realizado com o auxílio direto de Camila Prietto (Se você já tem uma história ou precisa de uma história imediatamente após o curso, neste exercício James poderá montar com você a história ideal. Uma sessão de consultoria que vale um curso completo1)
•A utilização da sua história
•Filtros da Cena / História
•Dilemas morais
•Exercício Prático I – Criação e discussão de dilemas morais para a sua história
•Descrição, narração e diálogo
•Personagem & História
•Exercício Prático II – Storyboarding ou Outlining
•Técnicas infalíveis de turbinação de textos
•Exercício Prático III – Turbinando a sua história à Feedback — Como era vs como ficou
•O uso de histórias como instrumentos ou armas (elementos de indução I)
•O uso prático da história irresistível (elementos de indução II)

 

PÚBLICO-ALVO

Formadores e professores; Palestrantes; Coachs e terapeutas; Escritores e atores; Empresários e líderes; Gerentes comerciais; Diretores de RH; Consultores de empresa; Jornalistas e Publicitários; Gestores de redes sociais; profissionais de mídia e marketing; assessoria de imprensa; Comunicação e publicidade. 



PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Camila Prietto Moreira
Escritora, consultora de histórias e atriz. Graduada em Artes Cênicas; é pós-graduanda no programa de Pós Graduação “A arte de Contar Histórias” e “Livro para Infância” da Facon, SP. Também é autora de livros, textos teatrais e colunista da Revista Pense Mais. Atua no Ateliê de Estórias na orientação e produção de narrativas para diferentes plataformas. Consultora literária pela McSill Story Consultancy, Reino Unido. Especialista em narratologia e storytelling.

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: