Gestão de Negócios Sustentáveis e Empreendedorismo Social: ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (12)

Curso presencial
Carga Horária: 20 horas
Duração do curso: duas semanas
Investimento: R$ 91,00
Local: campus Rudge Ramos  

 

 

 

 

 

 

 

Turma 2

Aulas: dias 10/11, 24/11, 01/12 e 08/12
Horário: sábados, das 8h às 12h
Inscrições:  até 31 de outubro de 2018 

  

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso Gestão de Negócios Sustentáveis e Empreendedorismo Social ODS 12, nasce da importância da criação Líderes Sustentáveis, capazes de articular o desenvolvimento de novos modelos empreendimentos que faça girar a econômica local, de maneira justa e solidária.

Oferecer aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre tecnologia/desenvolvimento/economia, meio ambiente e sociedade. Onde será possível engajar as empresas e os consumidores na redução e reciclagem de resíduos. E ajudar as economias tanto locais como globais avançarem na percepção de padrões de consumo mais responsáveis e com maior valoração ambiental, econômica e social.

Apresentar ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação de empreendedorismo social e políticas, planos, programas e projetos para criação destes negócios. Discutir formas de incentivos à utilização de tecnologias alternativas nos processos produtivos através de políticas públicas sustentáveis.

 

OBJETIVOS

O objetivo é de formar profissionais capazes de responder às demandas sociais, econômicas e ambientais, na perspectiva de assegurar direitos e democratizar habilidades empreendedoras para o exercício da profissão e também entender Consumo de produção responsável, assegurando padrões de produção e de consumo sustentáveis (ODS 12).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Empreendedorismo Social nos Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS 12);
Negócios Inovadores e Startups;
Empreendedorismo, Modelos de Negócios Sustentáveis e Inovação;
Ecodesign e Ecoeficiência, tecnologias verdes em inovação de produtos e serviços; 
Oficinal de Empreendedorismo Social

 

PÚBLICO-ALVO

O curso se destina tanto a pessoas que pretendem empreender um novo negócio sustentável, em um futuro próximo, como a empreendedores que já iniciaram seus negócios e buscam ferramentas para expandi-lo pensando no consumo consciente e também em novas oportunidades de mercado.

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

 Tassiane Boreli Pinato
Doutoranda em Comunicação Social (foco comunicação para sustentabilidade). Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Associadas de Ariquemes (2004); Pós-Graduação em Comunicação Empresarial - Universidade Metodista de São Paulo (2017) e Mestrado em Desenvolvimento regional: Sustentabilidade e Tecnologias de Inovações. Universidade Federal do Acre (2009) Áreas de Atuação: Professora Presencial e Professora EAD (Educação a Distância). Atualmente professora da Universidade Metodista de São Paulo na Escola das Engenharias EETI. Experiência na área de Administração de empresas e COMEX, atuando principalmente nos seguintes temas:  Empreendedorismo Consciente, Tecnologias Verdes; Inovações; Modelos de Gestão e Inovação e Agronegócios. Sustentabilidade: Experiência com ISO; Avaliação de Impactos Ambientais; Planejamento Urbano; Biomimética; Modelos sustentáveis empresariais; Ecodesign e ecoeficiência e Comunicação e Marketing ambiental. Palestrante na área de treinamentos em plano de negócios; tecnologias verdes; educação ambiental; modelos de gestão; inovação; empreendedorismo; sustentabilidade e gestão ambiental empresarial.

 

Ana Cláudia Betônio Rubio 
Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC (2013); Tecnóloga em Gestão Ambiental pela UMESP (2010); Graduanda de Licenciatura em Geografia pela UNIP (Atual). Monitora à Distância e Presencial no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade EAD pela Universidade Metodista de São Paulo de 2011 a 2016; Professora convidada para o curso técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAC em 2013; Assistente de Direção das Instituições de Ensino em Educação Básica da Metodista de 2016 a 2017; Analista de material didático-pedagógico para os cursos de Pós-graduação EaD da Universidade Metodista de Ensino Superior, desde 2017.

Comunicar erros