Da psicanálise à prática filosófica

Curso presencial
Carga Horária: 16 horas
Aulas: 20/10; 27/10; 10/11; 24/11/2018
Local: Campus Rudge Ramos
Horários: 9h às 13h
Investimento: R$ 137,00
Aguarde Informações

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O homem sofre pela insensatez do seu trabalho muitas vezes da sua vida por se sentir “somente um meio” dentro do universo de “meios”. Diante desse panorama parece que a psicanálise revela toda sua impotência uma vez que os instrumentos que dispõem resultam úteis para a compreensão das dinâmicas emotivas e relacionais. Aqui entra a prática filosófica, porque desde o início a filosofia se ocupou pela busca de um sentido para a vida e para as atividades técnicas. Da insensatez não se sai com uma “cura” fruto de uma terapia porque o desconforto não nasce do individuo, mas da sua espécie que é inserida num cenário muito mais amplo.

 

OBJETIVO

 O escopo desse estudo é o de traçar um paralelo entre as dinâmicas propostas pela psicanálise à luz de uma tradição filosófica que contemplou este universo. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Visão do mundo contida na psicanalise e na prática filosófica.
  • Resposta da tradição judaico-cristã e a prática psicanalítica.
  • Resposta da cultura grega e a prática filosófica
  • Origens românticas da psicanálise

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de psicologia, filosofia, história e interessados em geral.  

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL


Rineu Quinalia
Possui graduação em Filosofia pela Università Degli Studi di Roma Tre (Roma - Itália). É mestre em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É pesquisador do grupo ARCHAI e membro associado da Sociedade Brasileira de Platonistas, participante do Grupo InfoClássicas e do Grupo de Estudos em Filosofia Antiga da UFSCar. Tem experiência na docência e na pesquisa no Ensino Superior da Filosofia: História de Filosofia Antiga, Estética, Filosofia Política e Filosofia da Educação. - foi Professor Substituto na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é doutorando em História da Filosofia Antiga na UFSCar (São Carlos - São Paulo) e professor auxiliar I nos cursos de Filosofia (Graduação e pós) e Psicologia da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) 

Comunicar erros