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Administração Financeira e Orçamentária

Curso Presencial
Local:
Campus Rudge Ramos, Edifício Capa 407
Vagas: 30
Carga horária do curso:  28hrs/aula
Dias da semana: Segunda-feira e Quarta-feira
Datas dos encontros: 12/11; 14/11; 21/11; 26/11; 28/11; 3/12 e 5/12/2018
Horário: 19h às 23h
Investimento: R$ 377,00
Inscrições:
até 1º de novembro de 2018

 

 

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A disponibilidade do curso veio na identificação do interesse de diversos profissionais que buscam formação de qualidade e atualização dos seus conhecimentos técnicos, com conteúdo aplicados nos cursos de Pós-graduação da Universidade.

 

OBJETIVO

Capacitar o aluno para a identificação de cenários para elaboração de projeções orçamentárias, para ter uma visão estratégica para a tomada de decisões e para utilizar o orçamento como instrumento de controle, visando atingir os resultados esperados pela empresa, para um ou mais períodos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  • Apresentação do Curso, Posição do departamento de Orçamento na Empresa, Definição e objetivo do Orçamento, Palavras mais utilizadas em Orçamento e suas definições, Fases do Planejamento Orçamentário, Definição de modelo de gestão, Governança Corporativa, Abrangência e parâmetros do Orçamento, Processo de Gestão, Objetivos dos Planejamentos Estratégico e Operacional, Subdivisões das atividades de Planejamento, Processos, objetivos e resultados esperados;
  • Gerenciamento de Riscos, Fontes Populares de Riscos, Preferências de Riscos, Funções Financeiras de uma Empresa, Objetivo das Políticas e Estratégias na Gestão Financeira, Estrutura de Capital – Recursos, Análise de duas situações (Recursos próprios / terceiros);
  • Sistema Econômico, Políticas Econômicas, Segmentos do Mercado Financeiro, Taxa de Juros / Outras Taxas, Implicações macroeconômicas na Política Cambial, Mercado Futuro, Impactos cambiais (Custos e endividamento), Análise de duas situações;
  • Objetivos do Planejamento, Principais características do Orçamento, Análise de Cenários, Tipos de Cenários, Histórico de metas inflacionárias, Importantes indicadores para projeção do Orçamento, Análise de Cenários x Planejamento Estratégico, Estratégicas Corporativas, Estratégicas Corporativas, Estratégias Corporativas integrativas / insensitivas, Análise do Ambiente Organizacional, Estabelecimento de Objetivo de longo Prazo, Como a atual estratégia responde a determinado fator, Oportunidades, ameaças, forças e fraquezas;
  • Definição do critério de rateio mais apropriado, Cálculo do Custo Unitário, Sistema de tributação, Custos variáveis não padronizados, Custos de Oportunidade, Equívocos comunas na formação de preços, Etapas para cálculo do preço de Produto, Etapas para cálculo do preço de Serviços;
  • Estratégias de administração de fluxo de caixa (Working Capital), Ações imediatas para otimizar o “Working Capital”, Ciclos: Operacional, econômico e financeiro (Prazo médio de pagamento à fornecedores, Prazo médio de estoques, Prazo médio de recebimento de vendas), Análise de representação gráfica ciclo normal e ideal;
  • Orçamento de Fluxo de Caixa, Definição básica, Fontes de informações, Premissas para previsão de vendas, Origem, geração de informações e objetivo, Objetivos das premissas utilizadas na previsão de vendas, Politicas de recebimento, Políticas de pagamentos, Produtos bancários para aplicação de curto prazo, Linhas de financiamento, Como lidar com incertezas, Apresentação de caso real de fluxo de Caixa, Avaliação de Crédito e Risco, Política Ideal de Crédito, Apresentação de três situações de crédito, Efeitos de flexibilização dos padrões de crédito.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais liberais, autônomos, da área administrativa financeira, controladoria e afins, empresários e graduados em todas as áreas. Para aqueles que necessitam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos em modernas técnicas da administração de negócios e adquirir conhecimentos dos conceitos fundamentais quanto à importância do planejamento orçamentário como ferramenta eficaz de gestão.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL


Mauricio Baptista de Sousa

  • MBA Executivo pelo Instituto Insper, Pós-graduação em Administração Financeira e Administração Geral pela USCS- IMES e graduado em Administração de Empresas também pela USCS- IMES;
  • Gestor Financeiro em Empresas Nacionais e Multinacionais (Grupo Votorantim, Grupo Saint Gobain, Elevadores Otis, Deicmar, etc.) e Consultor Financeiro da Empresa “Nova Estratégia Assessoria e Consultoria Ltda.”.
  • Consultor e Gerente financeiro autônomo prestando serviços para empresas do ramo de Automação Industrial, Suprimentos Médicos Hospitalares, Industria de Móveis e Franquias de Serviços para segmento PET.
  • Professor de Pós-Graduação (Presencial / EAD) na Universidade Metodista, Orientador de TCC e integrante de Banca avaliadora.
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