A Arte e o Olhar

Curso presencial
Carga Horária: 12 horas
Duração do curso: 2 encontros
Aulas: Sábado - Das 9h às 15h
Datas dos encontros: 24/11 e 1/12
Turno: Manhã
Investimento: R$ 120,00
Inscrições: Até 14 de novembro

 

Apresentação do curso

Este curso propõe uma introdução ao universo da arte e da apreciação artística, traçando um percurso da arte dita antiga até a contemporânea. Nos encontros serão apresentadas imagens e realizadas leituras de textos, assim como a apreciação de obras de arte.

Objetivo

A motivação para esta proposta surge pela constatação de uma dificuldade do público em geral de se apropriar dos bens culturais, uma dificuldade da percepção de outra realidade externa ao cotidiano dos mesmos. Propõe-se aqui estimular a fruição e apreciação artística.

Conteúdo programático

  • Apresentação, definições básicas de arte, breve história da arte no ocidente. Texto Arte 01
  • Modos de fazer arte: técnicas. Espaços de arte: museus, galerias e outros. Texto Arte 02.
  • Texto Arte 03. Leitura de obras de arte. Praticando arte. Arte nos dias de hoje.
  • Bienais e as grandes exposições. Avaliação e encerramento

 

Diferencial do curso

Consideramos cultura todas as maneiras da existência humana, uma construção histórica seja como concepção, seja como dimensão do processo social. É a totalidade de uma dimensão da sociedade, sendo seu aspecto popular portador de um conteúdo transformador, em contraponto a estrutura colonizadora da cultura erudita. Este conceito estimula o caráter lúdico e experimental de um processo de mediação em artes, como o proposto no curso. Deve ser um incentivo a curiosidade e ao prazer pela descoberta, superando-se, para tanto, rituais rígidos que matam a criatividade e alimentam no lugar do respeito o medo, da dúvida, certezas absolutas e da criação, fórmulas pré-estabelecidas.

Público-alvo

Pessoas interessadas em artes-visuais

Professora responsável: Nilo Mattos de Almeida

Nilo Mattos de Almeida possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e mestrado em Museologia pelo Programa de Mestrado Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Artes e Museologia, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes. Museólogo credenciado pelo Conselho Regional de Museologia de São Paulo (COREM 248 II).

Comunicar erros