Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca / Sobre

Sobre a Biblioteca

Fundada em 1938, juntamente com a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil, em Juiz de Fora/MG, a Biblioteca Dr. Jalmar Bowden tinha, consequentemente, todo o seu acervo voltado para o curso de Teologia.

Seu organizador e bibliotecário por quase 50 anos foi o Dr. Jalmar Bowden, missionário americano e professor de Teologia. Admirador do serviço bibliotecário, criou um sistema simples de classificação para o acervo, que consistia na combinação de letras e números.

Com o passar dos anos, a Faculdade de Teologia foi transferida para o bairro Rudge Ramos, onde a Faculdade Metodista e atual Universidade ofereceria novos cursos. Para atendê-los, a Biblioteca teve seu acervo ampliado.

De 1973 em diante, a biblioteca quadruplicou o seu tamanho e ampliou seu quadro de funcionários.

Para atender aos cursos dos campi Vergueiro, Planalto e Guaratinguetá, criados a partir do ano de 1999, a Biblioteca foi desmembrada em unidades com acervos especializados para cada um dos campi. Hoje, a Universidade conta com três campi: Rudge Ramos, Planalto e Vergueiro.

Para facilitar a consulta e acesso ao acervo, os públicos da Universidade Metodista de São Paulo estão automaticamente cadastrados em todas as unidades do Sistema de Bibliotecas Dr. Jalmar Bowden.

Comunicar erros

SOBRE A BIBLIOTECA