Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca / Notícias / Campanhas da Biblioteca Central buscam conscientização de usuários

Campanhas da Biblioteca Central buscam conscientização de usuários

Cuidados com os livros e silêncio são fundamentais para bom funcionamento do espaço

28/08/2018 20h55 - última modificação 29/08/2018 19h56

Bibliotecas são referência de espaço de paz, silêncio e tranquilidade, não é mesmo? Nem sempre. “Em época de trabalho de conclusão de curso (TCC), alunos se desentendem e brigam, a ponto de empurrar um ao outro em cima dos livros, desmontando estantes”, relata Noeme Timbó, bibliotecária da Universidade Metodista de São Paulo.

Mas, com certeza, os usuários tomam cuidado com os bens mais preciosos da biblioteca, certo? Também não. “Já tivemos casos de livros picados pelo papagaio de estimação do aluno, riscados por crianças e comidos por cachorros”, conta.

Casos extremos à parte, alunos conversando alto ou danos aos livros são bastante comuns no dia a dia. Por isso, a Biblioteca Central está com duas campanhas de conscientização em andamento: a Campanha de Preservação de Livros, que fica em exposição até a segunda quinzena de setembro, e a Campanha Ajuste o Som, que continuará até o fim do ano.

Para Noeme, a importância das iniciativas ultrapassa os limites da biblioteca: “Queremos formar alunos conscientes do bem coletivo. Tanto o aluno que risca ou rasga o livro, quanto o aluno que faz barulho enquanto o colega do lado estuda, não têm consciência de que o ambiente coletivo deve ser respeitado. O respeito ao colega deve ser introduzido na vida do estudante e ele deve levá-lo para a vida profissional”.

Confira fotos das campanhas:

Campanhas de conscientização da Biblioteca

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , ,
SOBRE A BIBLIOTECA
X