Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professores debatem acontecimento de Suzano pelo Programa Atualizo

Professores debatem acontecimento de Suzano pelo Programa Atualizo

Evento foi primeira ação do Ciclo de Debates que tem como tema ‘Entre o Diferente e o Semelhante: A Emergência de (In)compatibilidade’

21/03/2019 17h05 - última modificação 27/03/2019 21h16

Atentos aos recentes e lamentáveis acontecimentos em Suzano e na Nova Zelândia, professores da Universidade Metodista de São Paulo debateram o assunto na última quarta-feira (20) por meio do Programa Atualizo, que promove neste semestre o Ciclo de Debates “Entre o Diferente e o Semelhante: A Emergência de (In)compatibilidades”.

A ação tem como objetivo principal discutir temas contemporâneos de tensões e incertezas e contou com participação dos professores Antonio de Pádua Serafim, coordenador do Núcleo de Psicologia do Hospital das Clinicas, que atendeu às vítimas da tragédia na Escola Raul Brasil e é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde UMESP; Marcelo Furlin, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Complexidade e Linguagem e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação; além de Fernando Shimidt de Paula, delegado de Polícia do Estado de São Paulo e docente do curso de Direito da Metodista.

Segundo a diretora de Extensão e Ações Comunitárias, Alessandra Zambone, além de atual, o assunto debatido é complexo e com grande comoção nacional. “De fato,  temos que enfrentar o papel da universidade, que é provocar a reflexão. Neste primeiro momento, quisemos trazer diferentes olhares: segurança pública, educação e psicologia. Assim, pudemos compreender um pouco esse fenômeno e tentar verificar quais são as possíveis ações até mesmo no sentido da prevenção”, disse.

Os demais encontros do Ciclo de Debates serão realizados das 18h às 19h15 no Auditório Capa do Campus Rudge Ramos, mas serão transmitidos também ao vivo para os campi Planalto e Vergueiro e para os Polos de Educação a Distância. Confira a programação:

24 de abril

Debatedores: Profa. Dra. Cilene Victor da Silva (Pesquisadora e consultora nas áreas de educação, comunicação, ciência, com foco na relação entre comunicação e percepção de riscos de desastres naturais, ambientais e tecnológicos e docente do PPG Comunicação).

Prof. Dr. Luiz Alberto Farias (Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Professor visitante na Universidade de Málaga e Coordenador do PPG Comunicação Social-UMESP).

Profa. Dra. Elizabete Ferreira Esteves Campos (Atuou na equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo (2000- 2014), tendo assumido a Chefia da Seção de Educação Básica, e é Docente PPG Educação).

23 de maio

Debatedores:
Prof. Dr. Helmut Renders (Pesquisador nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais, éticas cultura e os aspectos sociais das culturas visuais religiosas desde o Brasil colônia até hoje. Professor na Candler School of Theology da Universidade Emory, Atlanta e Coordenador PPG Ciências da Religião UMESP).

Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza ( Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Religião e pesquisadora dos seguintes temas Religião, Gênero e Política. Docente do PPG Ciências da Religião).

Profa. Dra. Cristina Miyuki Hashizume ( Pesquisadora nos temas Saúde de professores, medicalização dos problemas de aprendizagem, saúde e educação e gestão democrática. É docente no PPG Educação da UMESP).


19 de junho 

Debatedores:

Prof. Dr. Lauri Emílio Wirth ( Pesquisar da História do Protestantismo, História do Cristianismo na América Latina e Religião e Cotidiano.

Prof., Dr. Jung Mo Sung (Pesquisador sobre os seguintes temas: religião e educação; teologia e economia; capitalismo como religião; igreja e sociedade; neoliberalismo, globalização e solidariedade. Professor visitante da Yonsei University/Global Insitute of Theology, Coreia do Sul e docente do PPG Ciências da Religião).

Profa. Dra. Denise Tardeli ( Experiência com formação de professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Experiência em pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, com ênfase nas Relações Interpessoais e Educação em Valores e docente do PPG Educação).

Os debates foram organizados pelas diretorias de Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão e Ação Comunitária e programas de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo e são abertos a alunos e docentes.

Veja divulgação no ABC Repórter aqui e aqui.

Ciclo de Debates - Entre o diferente e o semelhante: a emergência de (in)compatibilidades

Onde: Edifício Capa, Universidade Metodista de São Paulo – São Bernardo do Campo, rua Alfeu Tavares, 140, Rudge Ramos, com transmissão ao vivo para os campi Planalto e Vergueiro e para os Polos de Educação a Distância
Quando: 20 de março, 24 de abril, 23 de maio e 19 de junho, das 18h às 19h15
Entrada: acesso livre, sem necessidade de inscrição prévia

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,