Você está aqui: Página Inicial / Cursos

Cursos Presenciais

Atendimento Educacional Especializado na Universidade
Data: 28 de janeiro (turma 1) e 7 de fevereiro (turma 2)
Horário: 9h às 12h (turma 1)  e 14h às 17h (turma 2)
Carga horária: 3h
Número de vagas: 20
Local: sala C - 111
Instrutora: Nayane Cardoso de Souza Moraes
Conteúdo: apresentar o paradigma da inclusão e os desafios postos à construção de uma sociedade inclusiva sensibilizando a conversão de olhar a respeito da inclusão de pessoas com deficiência a partir do Atendimento Educacional Especializado na Universidade. No propósito de ajudá-los a lidar com novos desafios frente a educação inclusiva na educação superior. Abordaremos recursos para inclusão educacional oferecidos pela universidade e conhecimento das estratégias iniciais de comunicação com a pessoa surda.
Inscreva-se (turma 1).
Inscreva-se (turma 2).

Oficina de Libras
Datas: 28 de janeiro (turma 1) e 30 de janeiro (turma 2)
Horário: 14h às 17h (turma 1) e 9h às 12h (turma 2)
Carga horária: 3h
Número de vagas: 20 vagas
Local: sala C -111
Instrutores: Amanda Cavalcante de Oliveira (turma 1) e Creudimar Silva Morais (turma 2)
Conteúdo: aquisição do vocabulário básico de Libras, compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribua para a inclusão da pessoa surda no âmbito Educacional e Social.
Inscreva-se (turma 1). 
Inscreva-se (turma 2).

Mesa de Abertura
Data: 28 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 3h
Número de vagas: 170
Local: Auditório Sigma
Instrutor: aguarde informações
Conteúdo: aguarde informações
Inscreva-se.

Lattes
Data: 29 de janeiro (turma 1) e 4 de fevereiro (turma 2)
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30
Local: salas C - 117 (turma 1) e C - 121 (turma 2)
Instrutores: Almir Martins Vieira
Conteúdo: o Currículo Lattes é uma plataforma virtual, mantida pelo CNPq que busca manter atualizado o banco de dados relacionados a vida acadêmica dos pesquisadores bem como sobre as Instituições, grupos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento das ciências no cenário brasileiro. Desta forma, considerando o Currículo Lattes como importante registro da vida acadêmica e profissional de estudantes e pesquisadores, o objetivo da oficina é apresentar as categorias e funcionalidades que compõem o Lattes.
Inscreva-se (turma 1).
Inscreva-se (turma 2).

Internacionalização
Data: 29 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 3h
Número de vagas: 170
Local:  Auditório Capa
Instrutor: Vanessa Martins
Conteúdo: o objetivo do encontro é discutir a internacionalização da educação superior na perspectiva da produção do conhecimento globalizante. Apresentar os programas/ projetos de internacionalização oferecidos pela Universidade, seus processos e parcerias. Conhecer as potencialidades da internacionalização para o processo formativo do estudante, através da intensa troca de conhecimento acadêmico, permitindo assim a construção de capacidades sociais e econômicas.
Inscreva-se.

Elaboração de Questões Objetivas - Modelo ENADE
Data: 30 de janeiro (turma 1) e 4 de fevereiro
Horário: 14h às 17h (turma 1) e 19h às 22h (turma 2)
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30
Local: C - 111
Instrutora: Rosemary Leonovos Verrone
Conteúdo: Caracterizar os itens de múltipla escolha e itens discursivos de avaliação ENADE e a construção de chaves de respostas. Propõe a construção de itens de múltipla escolha, enfatizando os aspectos técnicos dos enunciados e dos distratores.
Inscreva-se (turma 1).
Inscreva-se (turma 2).

Biblioteca virtual da Pearson
Data: 30 de janeiro
Horário: 19h30 às 20h30
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30
Local: sala C - 111
Instrutoras: Noeme Viana Timbó e Fernanda Rondon
Conteúdo: Explicação sobre a forma de uso da biblioteca virtual da Pearson, forma de impressão e dúvidas sobre a pesquisa
Inscreva-se.

Portal Periódicos CAPES
Data: 30 de janeiro
Horário: 19h30 às 20h30
Número de vagas: 3h
Local: C - 111
Instrutor: Prof. Almir Martins Vieira
Conteúdo: O objetivo da oficina é apresentar e explorar as funcionalidades da biblioteca virtual da CAPES e os conteúdos disponíveis.
Inscreva-se.

Pedagogia Universitária: identidade, saberes docentes e a práxis pedagógica
Data: 31 de janeiro (turma 1) e 8 de fevereiro (turma 2)
Horário: 9h às 12h (turma 1) e 14h às 17h (turma 2)
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30
Local: sala C - 111
Instrutores: Profª Fabiana Cabrera Silva Santos (turma 1) e Profº Marcelo Furlin (turma 2)
Conteúdo: a preocupação com a formação e desenvolvimento profissional de professores universitários e com a inovação didática cresce no contexto educativo. Desta forma, partindo da ideia da Universidade enquanto lócus de formação continuada para seus colaboradores, o Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento – Atualizo – apresenta, em 2018, uma nova proposta de trabalho que articule a teoria e prática para discutir as metodologias de ensino. Nesta nova dinâmica, o Atualizo 3.0 se organizará em dois grandes eixos temático: Identidades e os saberes docentes e metodologias de ensino para o Ensino Superior. O objetivo é construir uma cultura permanente de formação docente na Universidade, criando espaços para discutir os conhecimentos pedagógicos que compõem o conjunto de saberes docentes. Outro aspecto privilegiado por esta nova configuração do Programa é a importância de discutir os pressupostos teóricos que sustentam as metodologias de ensino (projeto de trabalho, por exemplo), qualificando-as como recursos que oferecem vias para a aprendizagem dos alunos. Por isso, a importância do nosso corpo docente participar destes dois eixos – Saberes docente e Metodologias de ensino - temáticos a fim de compreender a práxis enquanto natureza da ação pedagógica. As oficinas oferecidas buscarão auxiliar o professor a encontrar a melhor metodologia de trabalho para apresentar os conhecimentos específicos bem como compreender a necessidade de planejar o processo educativo contextualizado, que dialoga com o aluno do século XXI.
Inscreva-se (turma 1).
Inscreva-se (turma 2).

Construção de Materiais Didáticos-Pedagógicos na EaD
Data: 31 de janeiro
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30
Local: sala de projetos - capa 102
Instrutores: Profª Fabiana Cabrera Silva Santos, Ana Cláudia Betônio Rubio, Ana Neri Macedo Inacio, Eliana Vieira dos Santos
e Naiane Pereira de Melo
Conteúdo: a concepção e a construção do Leitura@tiva a partir de uma matriz de referência. O uso de sequências didáticas na contrução do Leitura @tiva e a utilização de linguagem dinâmica e interativa na busca em aproximar o aluno do conteúdo, articulando linguagens verbais e não verbais (texto, imagens e vídeos).
Inscreva-se.

Uso de Imagem e direito autoral
Data: 31 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 3h
Número de vagas: 40
Local: sala C - 111
Instrutor: Altair Acheta Scheneider
Conteúdo: o objetivo do curso é proporcionar reflexões acerca do tema "Direitos autorais" e suas implicações nas questões legais, patrimoniais e morais da sociedade que vive a era da informação bem como seus impactos na produção de materiais didático-pedagógicos.
Inscreva-se.

Oficina Prática: Office 365 (Sway, PPT Mix e Onedrive)
Data: 1º de fevereiro
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 3h
Número de vagas: 30
Local: salas C - 117 e 121
Instrutores: Ana Cláudia Betônio Rubio, Isabela Lamberti Cirello e Mateus Serrano Stauder
Conteúdo: o curso apresenta os recursos do pacote Office 365 disponível na istituição, suas funcionalidades, aplicações e utilizações.
Inscreva-se.

Capacitação para Teleaula, Videoaula e Webaula
Data: 1º de fevereiro
Horário: 14h às 17h
Carga horaria: 3h
Número de vagas: 30
Local: Estúdio F
Instrutor: Marcelo Moreira
Conteúdo: uma aula, ao vivo, mediada por recursos tecnológicos requer habilidade de comunicação televisiva e conhecimento das particularidades de se fazer um programa ao vivo. Este curso visa preparar tecnicamente e psicologicamente o professor a essa tarefa frequente em cursos a distância.
Inscreva-se.

Guia de Estudos: Construção da Identidade 2019/2
Datas: 4 de fevereiro (turma 1) e 7 de fevereiro (turma 2)
Horário: 9h às 12h (turma 1) e 19h às 22h (turma 2)
Carga horária: 3h
Número de vagas: 40
Local: sala C - 111
Instrutores: Profª Fabiana Cabrera Silva Santos, Nick Camacho Finco, Ana Cláudia Betônio Rubio, Ana Neri Macedo Inacio, Eliana Vieira dos Santos, Irene Monteiro Bello, Isabela Lamberti, Cirello, Mateus Serrano Stauder e Naiane Pereira de Melo
Conteúdo: considerando as mudanças na organização curricular dos cursos, o Guia de Estudos assume, nesse cenário, um novo sentido e concepção. O Guia, nessa perspectiva, assume o papel de religar os elementos que compõem o processo pedagógico, com propostas reflexivas, leituras complementares bem como nova identidade visual que dialogue com esse novo contexto e demandas na educação a distância.
Inscreva-se (turma 1).
Inscreva-se (turma 2).

Jornada Pedagógica
Datas: 5 de fevereiro (turma 1) e 6 de fevereiro (turma 2)
Horário: 9h às 17h
Carga horária: 7h
Número de vagas: 30
Local: Auditório Capa
Instrutores: Profª Denise Gadioli Scucuglia, Profº Edson Cinaqui Filho, Profª Karin Muller e Profª Lana Cristina Nascimento Santos
Conteúdo: Inspirar educadores em processos colaborativos para busca de novas ideias educacionais, a partir de uma dinâmica lúdica. O percurso criativo se baseia no conceito da “Jornada do Herói” criado por Joseph Campbell e também, no conceito de Rotação por Estações de Aprendizagem, de Maria Montessori. A abordagem da estação será a sala de aula invertida e os jogos aplicados no ensino superior.
Inscreva-se (turma 1).
Inscreva-se (turma 2).

Comunicar erros