Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Metodista promove formação sobre “A docência universitária no século XXI”

Metodista promove formação sobre “A docência universitária no século XXI”

São três módulos que refletirão sobre novas práticas de ensino-aprendizagem. Participe!

20/03/2018 18h50 - última modificação 21/03/2018 19h57

Equipe responsável pela nova programação

Vários eventos este ano vão dinamizar a agenda de formação contínua dos professores por meio do Atualizo 3.0, Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. A partir de 2 de abril próximo terá início o curso “A docência universitária no século XXI”, composto por três módulos ministrados em quatro encontros presenciais, além de atividades complementares virtuais.

O objetivo é refletir e debater temas relacionados à prática docente frente aos desafios trazidos pelas novas gerações e as demandas emergentes por processos diferenciados de aprendizagem. As aulas serão divididas por Escola. Presencialmente serão quatro encontros de duas horas que ocorrerão em quatro segundas-feiras, um dos quais em abril, dois em maio e um em junho, das 17h às 19h, no Edifício Épsilon, campus Rudge Ramos. Haverá também parte do curso no Moodle.

As vagas são limitadas. Serão proporcionais ao número de docentes por Escola, sendo 40 para a Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, 40 para a Escola de Ciências Médicas e da Saúde, além de 40 para a Escola de Gestão e Direito. Teologia e Engenharias e TI terão 20 vagas cada.

Nova prática docente

“O curso dá continuidade à Semana de Capacitação do início de 2018, quando tivemos referenciais teóricos que embasaram as oficinas de capacitação para uma nova prática docente. Não vamos mexer nos conteúdos, mas adotar novas dinâmicas em sala contemplando um aluno mais participativo”, explica a coordenadora de Graduação e Extensão da Metodista, professora Alessandra Zambone.

A coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Adriana Azevedo, acrescenta que a universidade busca construir uma cultura permanente de formação docente. “Os encontros presenciais buscarão experimentar vivências, já consolidadas na universidade, com metodologias ativas”, destaca a coordenadora, antecipando que para julho próximo já estão programadas novas oficinas de metodologias e ferramentas para promoção da aprendizagem.

O curso “A docência universitária no século XXI” é uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da Metodista. Os módulos serão conduzidos, em dupla, pelas professoras Denise D´Aurea Tardeli, Patrícia Coelho, Fabiana Cabrera e Cristina Miyuki. Também participaram da estruturação o coordenador do PPGE, professor Marcelo Furlin, o coordenador de EAD, professor Marcio Olivério, além do professor Bruno Galasse, coordenador da Pós-graduação em Educação Infantil. Professor Bruno coordenará as atividades de formação do curso que serão realizadas a distância.

As temáticas vão abordar:
 Módulo 1- Concepção pedagógica: para quê?
 Módulo 2 - Identidade docente: quem sou eu?
 Módulo 3 - Os caminhos da docência: para onde vamos?

Faça aqui sua inscrição. Participe!

Veja mais detalhes dos módulos:

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , ,