Revisão online
Não raramente, muitos docentes optam por fazer revisões com os estudantes. Apresentamos, aqui, um exercício que pode cumprir esse papel em disciplinas semipresenciais ou oferecidas a distância. A participação na atividade de revisão deve ser contada dentro do processo geral de avaliação acadêmica e de participação do aluno.
1) Pede-se aos estudantes que, primeiramente, dividam-se em grupos.
2)
Cada grupo deverá elaborar cinco perguntas, por exemplo, e publicá-las
em algum espaço de acesso coletivo no ambiente de educação a distância.
3)
O docente avalia as perguntas segundo a pertinência e relevância em
relação ao conteúdo da disciplina. Pode-se, ainda, fazer uma avaliação
comparativa entre as questões elaboradas pelos grupos.
4)
Publicadas as perguntas pelos grupos no ambiente de educação a
distância e feita a avaliação, o docente seleciona quatro questões, por
exemplo, e as reapresenta como exercício aos grupos.
5) Os grupos devem, então, publicar as respostas em um fórum de discussão.
6) O docente comenta as respostas e abre o debate para questionamentos e comentários.
Autor: Fabio Josgrilberg