Entrevista com Prof. Helmut Renders
Atendendo a um convite do Atualiza, seguem algumas observações e considerações sobre minha experiência como tutor. Em primeiro lugar, gostaria de expressar minha satisfação e alegria em cooperar com a equipe técnica, docente e discente. Foi uma experiência boa.
A importância da equipe
Sem equipe, a educação a distância não caminha. Fazem parte da equipe os técnicos e técnicas do ATUALIZA, os pedagogos e pedagogas do curso e os alunos e alunas. A conversa contínua entre essas partes garante - e facilita - a aprendizagem.
A plataforma era tecnicamente "madura" quando entrou no ar e os técnicos do ATUALIZA reagiram direta e rapidamente. Mesmo assim, houve um momento em que a plataforma não funcionou (problema de acesso externo). Infelizmente, essa falha não foi percebida por nós da Umesp, mas pelos alunos, que fizeram reclamações. Ponto positivo: mesmo quando as páginas de atividades e fóruns não eram acessíveis, o sistema interno de e-mail da plataforma continuava funcionando.
Dependo do grau de envolvimento do professor de cada disciplina, o tutor era, de repente, também docente. Percebe-se que os docentes sem treinamento em EAD eram os mais silenciosos. Neste curso, não se trabalhou com um ajudante do tutor (previsto no orçamento do programa). A razão foi simples: uma pessoa não foi treinada, e treinar alguém para cumprir uma tarefa não muito clara teria sobrecarregado o tutor.
O peso da palavra e a falta da imagem e do som
Avaliação da participação dos alunos na plataforma
inicial, uma das motivações secundárias importantes para os participantes.
Avaliação pelos discentes e docentes
a) o trabalho do tutor
b) a participação dos docentes
c) a participação dos discentes
d) questões técnicas de acesso
e) funcionamento da plataforma
Modificações na forma de trabalho
Na segunda fase, não trabalhamos mais com três fóruns paralelos, mas oferecemos um fórum depois do outro (a cada 15 dias um novo fórum sobre um novo texto).
Limitamos, também, o período de participação obrigatória na plataforma para três meses por semestre: setembro a novembro e abril a junho. Fora disso, a plataforma continua servindo como ferramenta de serviço auxiliar.
Pessoalmente, acho que ainda recriamos muito um tipo de sala de aula virtual clássico em vez de usarmos mais os elementos lúdicos que a internet oferece (na lógica da EAD, é o professor que cria esses elementos!). Esta esperança não se concretizou (e me parece também bastante "virtual": será que o ATUALIZA tem mão-de-obra para atender a demanda?).
Considerações pessoais
Ainda não existe uma formação de tutores, somente uma formação de professores; a tarefa do tutor poderia ser mais definida;
Nem
todos os interessados num curso de EAD têm computadores com internet de
rápido acesso ou na freqüência necessária (empréstimo de computadores
móveis - laptop - pela instituição?);
A
EAD é uma ferramenta da educação quando ela é usada para 20% de uma
disciplina; quando se trata de 20% das disciplinas de um curso (de
graduação), trata-se de duas técnicas pedagógicas lado a lado;
Os professores deveriam usar os recursos da internet / plataforma para tornar a aprendizagem ainda mais atrativa.
Helmut Renders