Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2019 / Estudantes da Roberts Wesleyan College, de Nova York, se despedem da Metodista com apresentações

Estudantes da Roberts Wesleyan College, de Nova York, se despedem da Metodista com apresentações

Intercambistas se emocionaram com experiências vividas no Brasil

29/05/2019 20h55 - última modificação 31/05/2019 19h20

A visita a um país estrangeiro reserva muitas surpresas e descobertas: quais são os melhores pratos? Quais são os lugares mais bonitos? E as maiores diferenças culturais? No mês de maio, um grupo de 24 estudantes da Roberts Wesleyan College, de Rochester, Nova York, pôde viver essa experiência enriquecedora. 

Como parte do Global Honors Program, da Roberts em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, os estudantes vêm ao Brasil para aprender um pouco de português e realizar uma imersão cultural total. Em apresentação na manhã de 28 de maio, eles relataram o que viveram e aprenderam durante uma quinzena. Os relatos foram divididos pelos temas comida, língua portuguesa, dança, Mata Atlântica, capoeira, religião, saúde e educação.

A estudante Grace Detwiler falou sobre como a barreira linguística é pouco significativa no momento de um louvor ou de uma pregação na igreja. “É muito fácil se sentir em casa e entender a mensagem que estão passando”, disse. Todos os estudantes também ressaltaram o senso de comunidade e colaboração existente no Brasil. “Apesar da capoeira ser uma luta, é muito focada na comunidade, ensina esse respeito de um lutador pelo outro”, comenta o aluno Ben Deacon.

Outra surpresa foi a maneira como o sistema de saúde brasileiro funciona. Bailey LaTourette é estudante de enfermagem e visitou o Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo. Ela conta que a visão sistêmica dos brasileiros é uma abordagem interessante na área da saúde. “O Brasil é muito diverso, mas todos se identificam, antes de tudo, como brasileiros e pensando nisso vi o quanto é importante ver a pessoa como um todo”, declarou.

Vanessa Martins, assessora de Relações Internacionais da Metodista, resumiu de que maneira todos esses aprendizados farão parte da vida deles agora: “Pude aprender mais sobre nós, brasileiros, por meio da visão de vocês. Espero que levem algumas lições para a vida toda. Cooperem uns com os outros, sejam flexíveis, não tentem controlar tudo e ajudem uns aos outros”.

O diretor de Graduação, Sérgio Tavares, agradeceu a presença dos alunos e deixou as portas abertas para mais visitas. “Espero que tenham enriquecido a vida de vocês e esperamos que essa colaboração e integração tenha continuidade”, finalizou.

Os estudantes americanos também relataram as experiências em um blog (em inglês), acesse aqui

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X