Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2018 / Santander Universidades oferece bolsas de estudo no exterior

Santander Universidades oferece bolsas de estudo no exterior

Universidades da Argentina, Portugal, Chile, México e Espanha estão contempladas para o intercâmbio

17/04/2018 21h00 - última modificação 26/04/2018 19h18

A Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com o Santander Universidades, está com inscrições abertas até o dia 12 de setembro de 2018, para o Programa Ibero-Americanas. O programa é destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação que já completaram, ao menos, um semestre letivo na Universidade. 

Para estudar no exterior, os alunos precisam encontrar disciplinas correspondentes à sua área de formação nos cursos de graduação das universidades conveniadas. Além disso, é necessário ter proficiência na língua espanhola (desde que necessário para o pais escolhido), estar de acordo com o regulamento do programa e ter conta ativa no Santander.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever por meio do site Santander Universidades até as 23h59 do dia 12 de setembro e entregar os documentos obrigatórios no ato da inscrição na Assessoria de Relações Internacionais no mesmo período. Veja:

  • Carta apresentação manuscrita (no idioma espanhol, apenas se o interesse for fazer o intercâmbio em universidade cuja língua é o espanhol);
  • Curriculum Vitae (em espanhol se necessário); 
  • Carta de recomendação de um professor ou coordenador; 
  • Formulário de Plano de Estudos conforme anexo; 
  • Histórico escolar da Universidade; 
  • Cópia do passaporte, caso já tenha passaporte válido.


Lembrete: Não serão consideradas as inscrições de estudantes que não entregarem a documentação necessária na Assessoria de Relações Internacionais, localizada no Centro de Convivência do Campus Rudge Ramos. 

Critérios de seleção

Será avaliado o histórico escolar, carta de apresentação e de recomendação e o currículo. Os alunos com as melhores notas e que melhor apresentarem seus objetivos para participação no programa serão selecionados entre os 15 para a final.

A partir disso, todos serão convocados para uma entrevista individual trazendo suas justificativas para ingressar no intercâmbio. Os critérios de análise serão: postura, objetivos profissionais e acadêmicos e as expectativas após a realização do mesmo. Essa fase será realizada na semana entre os dias 17 e 28 de setembro. A comissão julgadora, se optar, pode manter em sigilo o resultado dos participantes no processo.

Regras

Os alunos participantes do programa devem permanecer matriculados na Universidade durante e após o intercâmbio. Além disso, o estudante deverá retornar para concluir sua formação no Brasil.

Por conta disso, aquele que se propor a participar deverá concordar e cumprir o programa oficial das atividades propostas do curso no exterior. O banco Santander tem o compromisso de arcar com os custos de três bolsas auxílio para a Universidade Metodista. As despesas como passagem aérea, estadia, alimentação e custos acadêmicos deverão ser cobertas com essa bolsa.

A Metodista tem como procedimento padrão acompanhar todo o processo de seleção e indicação dos estudantes ao intercâmbio. 

Instituições

As universidades presentes no projeto estão instaladas na Espanha, Portugal, México, Argentina e Chile. Será opcional realizar o intercâmbio no 1º ou 2º semestre de 2019. 

Resultados

A divulgação dos aprovados no programa será no dia 17 de outubro de 2018. Os candidatos que estiverem na lista têm até o dia 24 de outubro de 2018 para assinar o termo de responsabilidade e compromisso.

 

Confira o edital completo e acesse a ficha de inscrição.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , ,