Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Ibero-americanas Santader / 2018 / Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

Confira a versão em PDF.
Acesse a ficha de inscrição
Veja plano de estudo


UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
REGULAMENTO BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2018 - 2019


1. Dos objetivos do Programa

O programa Becas Ibero-americanas é uma iniciativa do Banco Santander promovida por meio de sua divisão Santander Universidades e visa propiciar a estudantes de graduação das universidades participantes a oportunidade de realizarem um semestre de estudos no exterior.


2. Dos requisitos de participação

Poderão participar alunos da Metodista, de acordo com os requisitos abaixo:

  • Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que encontrem correspondência nos cursos de graduação das universidades conveniadas para este programa;
  • Ser aluno com bom desempenho acadêmico;
  • Ter completado pelo menos um semestre letivo na universidade;
  • Demonstrar interesse pelo programa por meio da efetivação de sua inscrição junto ao Banco Santander;
  • Demonstrar proficiência no idioma espanhol (se aplicável);
  • Estar de acordo com o regulamento do programa;
  • Ser aluno adimplente.
  • Ter conta ativa no banco Santander
  • Entregar a documentação de candidatura na Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo (Centro de Convivência, Campus Rudge Ramos) – Alunos EAD podem encaminhar a documentação completa via postal, para o endereço abaixo, ou solicitar o envio através do polo, por malote (verifique a disponibilidade de tal serviço em seu polo). Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP, 09640-000, Brasil.

 

3 Das obrigações dos participantes

• Os estudantes deverão permanecer regularmente matriculados na universidade durante e após o programa de intercâmbio;

• O estudante não poderá se formar na universidade do exterior;

• Deverá concordar em cumprir o programa oficial das atividades a serem desenvolvidas no curso que realizarem na universidade do exterior e retornar à Metodista para finalizar o curso no Brasil;

• O estudante deverá assumir todos os gastos não cobertos pelo Santander, inclusive os gastos extras relativos a transporte, alojamento, seguros saúde e de vida e refeições, do participante ou seus conjugues, dependentes ou ainda eventuais acompanhantes, que extrapolem as necessidades para a execução do objeto deste programa.


4 Das obrigações do Santander.

O Santander se compromete a assumir os custos relativos à concessão de 05 (cinco) bolsas auxílio, sendo 03 (três) delas para a Universidade Metodista de São Paulo e 02 (duas) para a Rede Metodista no valor de R$11.674,50 (onze mil, seiscentos e setenta e quatro reais e cinquenta centavos) cada. Valor equivalente a €3.000 (três mil euros) convertidos pela cotação do BC de 10/01/2018 a ser depositado diretamente na conta mantida pelo estudante junto ao Banco Santander em Novembro/2018.

O valor disponibilizado para cada contemplado deverá cobrir os gastos com passagem aérea, estadia, alimentação e custos acadêmicos, se aplicável.


5 Das obrigações da Metodista:

Realizar todo o procedimento de seleção e indicação ao Santander dos alunos que participarão do programa.

 Manter o Banco Santander informado com relação ao status dos alunos selecionados conforme os itens 2 - requisitos de participação e 3 - obrigações dos participantes, descritos neste edital.

Manter a parceria existente com o banco até a completa utilização dos benefícios

Avaliar o conteúdo programático do curso objeto do presente programa, procurando verificar a sua adequação aos objetivos perquiridos pela universidade.

Parágrafo único: As bolsas concedidas para o programa consistem em um semestre de estudos em universidades Espanholas, Portuguesas, Argentinas ou Chilenas conveniadas à Metodista, e pode ser realizado no primeiro ou segundo semestre do ano de 2019.

 

6 Do processo de inscrição

Os estudantes devem realizar sua inscrição por meio do aplicativo Santander Universidades, até 12/09/2018 às 23h59min (horário de Brasília) e entregar documentação na Assessoria de Relações Internacionais no mesmo período. Os documentos a serem entregues são:
• Carta de Motivação para participação no programa manuscrita (no idioma espanhol, apenas se o interesse for fazer o intercâmbio em universidade cuja língua é o espanhol)
• Curriculum Vitae (em espanhol se necessário)
• Carta de recomendação de um professor ou coordenador,
• Formulário de Plano de Estudos conforme anexo
• Histórico escolar da Universidade
• Cópia do passaporte, caso já tenha passaporte válido.

 

*Não serão consideradas as inscrições dos estudantes que não entregarem a documentação na Assessoria de Relações Internacionais, conforme datas acima.

As inscrições devem ser também realizadas através do site: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/internacionais/Paginas/ibero-americanas.aspx

Local para entrega dos documentos: Assessoria de Relações Internacionais – Centro de Convivência - Campus Rudge Ramos.


7 Do processo de seleção

Critérios e calendário para a seleção dos estudantes

Avaliação dos históricos escolares, das cartas de motivação, recomendação e Curriculum Vitae. Serão considerados os estudantes com melhores notas e que melhor apresentarem seus objetivos para participação no programa.

Os 15 primeiros alunos classificados na avaliação dos históricos escolares, cartas de motivação, recomendação e Curriculum Vitae serão convocados para uma entrevista em que deverão apresentar pessoalmente as suas motivações e justificativa para participação no programa. Nesta fase, serão selecionados os alunos que demonstrarem fazer melhor uso do benefício oferecido. Serão considerados critérios de postura do estudante, aspirações
profissionais e acadêmicas, perfil socioeconômico e resultados esperados com a realização do programa.

Esta fase será realizada na semana de: 17.09.2018 à 28.09.2018

A comissão selecionadora se reserva o direito de manter em sigilo os dados dos participantes do processo seletivo e assim como os resultados obtidos pelos candidatos durante o processo de seleção.


Parágrafo único: Não poderão participar da seleção estudantes que já tenham se beneficiado com bolsa internacional patrocinada pelo Santander ou pela Metodista.

As universidades conveniadas com a Metodista para acolhimento dos estudantes são:

Argentina
• Universidade do Centro Educacional Latino Americano - UCEL http://www.ucel.edu.ar/

Chile
• Universidade Mayor www.umayor.cl/

Espanha
• Universidad de Burgos http://www.ubu.es/es/tidegrado
• Universidad de València http://www.uv.es/uvweb/universidad/es/estudios-grado//oferta-grados-1285846094474.html (não inclui o curso de Odontologia).
• Universidad de Salamanca http://www.usal.es/webusal/
• Universidad San Jorge www.usj.es/

México
• Universidad Madero www.umad.edu.mx/

Portugal
• Universidade de Coimbra http://www.uc.pt/ *
• Universidade do Porto www.up.pt *
• Instituto Politécnico da Guarda www.ipg.pt
• Universidade do Algarve www.ualg.pt
• ISVOUGA – Instituto de Ensino Superior de Entre Douro e Vouga http://www.isvouga.pt/

*(caso seja escolhida uma das Universidades: Coimbra (Portugal), Porto (Portugal) ou Salamanca (Espanha) o estudante não estará isento das mensalidades que são em média 600 euros por semestre de acordo com a quantidade de disciplinas escolhidas pelo aluno.

O processo será coordenado pela Pró-reitoria de Graduação da Metodista junto à Assessoria de Relações Internacionais (ARI)


8 Divulgação dos Resultados

Os resultados finais serão divulgados em 17.10.2018 e os candidatos aprovados deverão confirmar a participação assinando o termo de compromisso e responsabilidade até 24.10.2018

Casos omissos ou duvidosos deverão ser objeto de análise da Reitoria.

 

São Bernardo do Campo, 03 de abril de 2018

Comunicar erros

X