Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Notícias / Coordenador do curso de Medicina Veterinária participa de audiência pública em defesa da Equoterapia

Coordenador do curso de Medicina Veterinária participa de audiência pública em defesa da Equoterapia

11/10/2013

11/10/2013 18h08

No final do mês de setembro, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública para discutir o projeto (PL 4761/12, do Senado), que regulamenta a prática da equoterapia – método de reabilitação que utiliza o cavalo para o desenvolvimento de pessoa com deficiência.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Metodista e também membro da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina Veterinária, professor Nilton Zanco, esteve presente e defendeu a atuação do Médico Veterinário na equoterapia.

“O médico veterinário tem funções que vão desde a participação na escolha do animal a ser utilizado (considerando o tamanho do animal, comportamento, andadura), sendo também o responsável pela sanidade do animal.  Ele é quem cuida da prevenção das doenças de caráter zoonótica (que podem atingir o homem e vice versa), evitando ou mesmo eliminando os riscos de contaminação dos praticantes. Cabe também ao médico veterinário a responsabilidade de cuidar do bem estar do animal. Ele é o profissional que inspeciona e orienta as melhorias das instalações para melhor acolher os animais e cuidar da alimentação dos mesmos”, relata o professor.

Segundo Nilton, os benefícios da equoterapia são inúmeros. “A equoterapia é indicada como tratamento de uma série de afecções tanto locomotoras quanto psíquicas. Porém há necessidade de avaliação médica e fisioterapêutica para determinar qual e quanto de intervenção deve ocorrer."

A iniciativa do debate foi da relatora da proposta na comissão, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB). Estiveram presentes também da audiência o presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande), Jorge Dorneles Passamani; a coordenadora técnica e administrativa do Centro de Equoterapia Rancho Cambará, Aparecida de Lima Oliveira; e médicos e representantes do Ministério da Saúde.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,

NILTON ABREU ZANCO - COORDENADOR
nilton-zanco.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

medicina-veterin├бria.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: