Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Módulos

Módulos

EMENTAS – CURSO 31301 - MEDICINA VETERINÁRIA

I PERÍODO

BIOMOLÉCULAS E METABOLISMO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda a composição química dos seres vivos, ressaltando o estudo dos principais grupos funcionais, propriedades e funções das principais biomoléculas (carboidratos, lipídeos, proteínas e enzimas), fornecendo conhecimentos fundamentais sobre as reações bioquímicas que compõe o metabolismo, possibilitando a compreensão dos processos de obtenção de energia e manutenção da homeostase nos seres vivos, bem como os fenômenos de transporte nas membranas.

ESTÁGIO
Carga Horária: 40
Ementa: visa o acompanhamento das atividades práticas no HOVET- METODISTA para familiarização com os recursos semiológicos, com as técnicas laboratoriais e de esterilização e formas de armazenagem de medicamentos.

INTRODUÇÃO À MEDICINA VETERINÁRIA
Carga Horária: 120
Ementa: apresenta aos alunos os campos de atuação e o código de Ética do Médico Veterinário e a postura profissional desejada. Expõe ao discente a matriz curricular, enfatizando a importância dos módulos em seus respectivos períodos de oferecimento. Divulga e sensibiliza os alunos frente aos trabalhos das entidades protetoras de animais no tocante ao controle de populações, utilização de animais para pesquisa e esporte, e a importância da posse responsável.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de estágios nas diferentes áreas da Medicina Veterinária a partir do conhecimento dos princípios semiológicos.

MORFOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Carga Horária: 140
Ementa: oferece os fundamentos relativos à formação e constituição dos organismos vivos, abordando desde sua formação até sua constituição pós-natal, fornecendo subsídios para os módulos de aplicação, em termos teóricos e práticos. Para a contemplação do proposto serão abordados, embriologia geral, planos e eixos de construção e delimitação, introdução aos métodos e técnicas histológicas, tecidos básicos: tecido epitelial e conjuntivo, aparelho locomotor e o sistema respiratório.

 

II PERÍODO

ESTÁGIO II
Carga Horária: 40
Ementa: visa o acompanhamento das atividades práticas no HOVET- METODISTA para familiarização com os recursos semiológicos, com as técnicas laboratoriais e de esterilização e formas de armazenagem de medicamentos.

ESTUDO DO METABOLISMO APLICADO A VETERINÁRIA
Carga Horária: 120
Ementa: o módulo discute os principais processos metabólicos: energético e estrutural, bem como a integração e regulação desses processos para a compreensão do organismo saudável (condição normal) em confronto com o estado patológico. O metabolismo energético analisa o modo como se processa no meio interno, as transformações dos açúcares e dos lipídios, tanto no fornecimento e armazenamento de energia, bem como para a compreensão dos transtornos metabólicos, tais como diabetes mellitus, cetoses e lipidose hepática. A renovação estrutural visa o modo como se processa continuamente a síntese e degradação das substâncias nitrogenadas nas células. O metabolismo protéico tratara do metabolismo das bases nitrogenadas e suas implicações com a gota (aves, suínos e outros animais); metabolismo das porfirinas e os tipos de icterícias em animais. Na homeostase, analisa a regulação do equilíbrio entre o meio interno e externo com o emprego das enzimas, vitaminas, hormônios e minerais, ressaltando os transtornos metabólicos desse desequilíbrio.

GENÉTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA NO MELHORAMENTO ANIMAL
Carga Horária: 120
Ementa: analisa os diversos tipos de conhecimento enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos em estudos de caso, observação entre outros e quantitativos: estatística, informática entre outros, subsidiando a elaboração de trabalhos acadêmico-científicos na área da saúde. Propõe sob perspectiva filosófica o desvelamento dos fundamentos e uma leitura questionadora da ciência, viabilizando uma apropriação crítica e ética do método científico vigente.

MORFOLOGIA SISTÊMICA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Carga Horária: 140
Ementa: apresenta os fundamentos relativos à formação e constituição dos sistemas cavitários abordando, de maneira comparativa entre as espécies domésticas, sua formação embriológica, constituição pós-natal, fornecendo subsídios para os módulos clínicos e cirúrgicos de maneira teórica e prática.

 

III PERÍODO

ESTÁGIO III
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária.

FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS CIRC, URIN, NERV
Carga Horária: 120
Ementa: abrange conhecimentos teóricos e práticos acerca do funcionamento celular e dos sistemas circulatório, urinário e nervoso no contexto da prática médico-veterinária, atentando para os processos funcionais envolvidos, suas interações biológicas com os demais sistemas e com o meio ambiente e suas implicações fisiopatológicas nos campos da saúde e da produção animal.

MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA GERAL
Carga Horária: 160
Ementa: aborda os aspectos teórico-práticos das propriedades gerais (citologia e morfologia) dos microrganismos (vírus, bactérias, parasitos e fungos), sua adaptação ao meio ambiente e a relação do patógeno com o hospedeiro, propiciando a compreensão dos mecanismos de agressão e defesa do organismo, dando subsídios para o entendimento das ações educativas em saúde pública.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II
Carga Horária: 120
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir: Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano. Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético. Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.

 

IV PERÍODO

ESTÁGIO IV
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária.

FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS DIG, RESP E END.
Carga Horária: 80
Ementa: fornece conhecimentos teóricos e práticos acerca do funcionamento dos sistemas digestório, respiratório, endócrino e reprodutor no contexto da prática médico-veterinária, atentando para os processos funcionais envolvidos, suas interações biológicas com os demais sistemas e com o meio ambiente e suas implicações fisiopatológicas nos campos da saúde e da produção animal.

MICROBIOLOGIA, IMUNOL. E PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
Carga Horária: 200
Ementa: aborda os principais microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) de interesse veterinário, com ênfase na compreensão de suas características morfológicas, ciclo biológicos e mecanismos de virulência. Estabelece: a relação destes patógenos com os hospedeiros; o desencadeamento das respostas imunológicas; os meios diagnósticos; a dinâmica de ocorrência e o controle.

PATOLOGIA GERAL VETERINÁRIA
Carga Horária: 120
Ementa: aborda os conceitos, as classificações e os mecanismos de injúria verificados em diversos processos patológicos, em termos celulares e teciduais, caracterizando seus aspectos morfológicos (macro e microscópicos).

 

V PERÍODO

BASES PARA TERAPÊUTICA E ANESTESIOLOGIA
Carga Horária: 120
Ementa: reconhece, identifica e previne os efeitos farmacológicos e tóxicos relacionados aos medicamentos para a utilização segura e eficaz nos animais. Apresenta os principais conceitos de utilização corrente em farmacologia, terminologias técnicas, bem como alertar sobre os problemas decorrentes do mau uso dos mesmos, ou os relacionados aos outros fatores que modifiquem a ação de medicamentos nas diferentes espécies animais. Desenvolve o conhecimento de
fármacos utilizados em anestesiologia e terapia analgésica; condutas em casos específicos de maior risco; complicações possíveis de ocorrerem durante o procedimento de anestesia e como contorná-los; acompanhamento pós-cirúrgico e controle da dor pós-operatória até a alta do paciente.

ESTÁGIO V
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária.

NUTRIÇÃO ANIMAL
Carga Horária: 80
Ementa: analisa a classificação dos alimentos e suas fontes. Discute a formação das rações das espécies domésticas, interpretando os níveis de garantia dos produtos industrializados utilizados na dieta dos animais. Aborda as bases fisiológicas da nutrição, os nutrientes e seu metabolismo, digestão enzimática e microbiana e as exigências nutricionais das espécies domésticas. 

PATOLOGIA VISCERAL VETERINÁRIA
Carga Horária: 120
Ementa: apresenta os principais processos mórbidos que acometem os animais domésticos, distribuídos didaticamente ao longo dos diversos sistemas orgânicos, considerando seus aspectos etiológicos, fisiopatológicos e estruturais. Assim divide-se em tópicos enfocando a patologia dos sistemas: respiratório, cardiovascular, digestivo e urinário. Associa informações acerca de tanatologia e de técnicas necroscópicas, possibilitando a realização e interpretação de exames necroscópicos.

PRODUÇÃO ANIMAL
Carga Horária: 180
Ementa: fornece noções básicas e aplicadas sobre o sistema de produção de animais domésticos: bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, avicultura, suinocultura, equinocultura e bubalinocultura. Visando o planejamento econômico e exploração racional e sustentável dessas espécies, atendendo as necessidades do mercado consumidor.

 

VI PERÍODO

ANATOMIA CIRÚRGICA BÁSICA
Carga Horária: 120
Ementa: aborda os conhecimentos teóricos associado à prática topográfica e cirúrgica, com aplicabilidade e desenvolvimento repetitivo das manobras e técnicas cirúrgicas em pequenos e grandes animais. Aprimora o desenvolvimento do comportamento do aluno frente ao ambiente cirúrgico, enfocando para isso os conceitos de infecção cirúrgica e suas aplicações. Estimula a habilidade motora e conceitual dos padrões de sutura, fios e agulhas cirúrgicas que são quesitos básicos para o desenvolvimento dos conceitos de tempos operatórios. Fornece conhecimento para a prática e interpretação de exames laboratoriais como suporte clínico e cirúrgico sua importância nos quesitos pré-trans e pósoperatório, além de evidenciar as principais interpretações laboratoriais frente a agravos que acompanham a rotina clínica cirúrgica de grandes e pequenos animais.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
Carga Horária: 40
Ementa: reconhece e incentiva a participação do aluno nas diferentes atividades na Medicina Veterinária em concordância com as diretrizes propostas pela Universidade e normatizadas pelos Colegiados do Curso.

ESTÁGIO VI
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária.

PATOLOGIA NEURO-IMUNE-ENDÓCRINA E TEGUMENTAR VET
Carga Horária: 120
Ementa: apresenta os principais processos mórbidos que acometem os animais domésticos, distribuídos didaticamente ao longo dos diversos sistemas orgânicos, considerando seus aspectos etiológicos, fisiopatológicos e estruturais. Divide-se em tópicos enfocando a patologia dos sistemas endócrino, linfo-hemopoético, reprodutor, nervoso e tegumentar. Associa aulas práticas de técnica necroscópica.

SEMIOLOGIA E LABORATÓRIO CLÍNICO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda os métodos semiológicos diretos e indiretos além de utilizar estas técnicas em exames específicos dos diversos aparelhos e sistemas corpóreos tais como: digestório, respiratório, cardiovascular, locomotor, urinário, genital, nervoso e ototegumentar, aplicados às espécies domésticas.Fornece conhecimento para a prática e interpretação de exames laboratoriais como suporte clínico e cirúrgico, ressaltando sua importância na prática veterinária diária, além de evidenciar as principais interpretações laboratoriais frente a agravos que acompanham a rotina clínica e cirúrgica de grandes e pequenos animais.

TERAPÊUTICA E ANESTESIOLOGIA APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA
Carga Horária: 120
Ementa: avalia o paciente cirúrgico determinando seu risco anestésico e viabilidade cirúrgica, determina com base no conhecimento, as vias possíveis de administração de agentes anestésicos, os fármacos, os materiais, os sistemas e as técnicas utilizadas em Anestesiologia Veterinária, buscando uma associação que ofereça ao paciente conforto e segurança para que o cirurgião possa realizar seu procedimento adequadamente. Também fornecer subsídios técnicos para o desenvolvimento de raciocínio crítico na escolha e no uso adequado das principais classes de medicamentos na prática Médico-Veterinária.

 

VII PERÍODO

ANATOMIA CIRÚRGICA APLICADA
Carga Horária: 100
Ementa: aborda os conhecimentos teóricos associado à prática topográfica e cirúrgica, com aplicabilidade e desenvolvimento repetitivo das manobras e técnicas cirúrgicas em pequenos e grandes animais. Estuda os diferentes métodos de diagnóstico por imagem e suas alterações que auxiliam na compreensão das inúmeras doenças existentes. Dentro da visão holística indissociável entre a cirurgia e a imagem, o aluno construirá uma visão global da divisão regional do corpo, dos tipos constitucionais da estática e da projeção topográfica das vísceras dos animais domésticos, sob o ponto de vista cirúrgico e de imagem, associado à identificação das regiões zootécnicas e suas relações anatômicas equivalentes. Será apresentado ao aluno como se dá formação da imagem, nas suas diferentes formas (rx, ultra-som, tomografia, ressonância magnética) e a sua aplicação no centro cirúrgico. Apresenta ao aluno as principais técnicas cirúrgicas em animais de pequeno e grande porte, suas indicações e forma de realização através dos conceitos teóricos e práticos. 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
Carga Horária: 40
Ementa: reconhece e incentiva a participação do aluno nas diferentes atividades na Medicina Veterinária em concordância com as diretrizes propostas pela Universidade e normatizadas pelos Colegiados do Curso.

CLÍNICA MÉDICA VETERINÁRIA DE GRANDES ANIMAIS
Carga Horária: 80
Ementa: o módulo visa o estudo dos meios semiológicos de exame clínico, da etiopatogenia, sintomas e sinais clínicos, possíveis diagnósticos e as diferentes terapêuticas das principais enfermidades que acometem ruminantes e equinos, tratadas pela clínica médica. 

CLÍNICA MÉDICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS
Carga Horária: 120
Ementa: estuda os meios semiológicos de exame clínico, a etiopatogenia, os sintomas, os possíveis diagnósticos e as diferentes terapêuticas das doenças que acometem cães, gatos, ruminantes e eqüinos. Apresenta as afecções dos sistemas: tegumentar, digestório, respiratório e hematopoiético.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Carga Horária: 80
Ementa: discute o impacto dos determinantes sócio-econômicos, políticos, culturais e ambientais do estado de saúde das comunidades, permitindo, por meio de ações sociais, o fazer reflexivo e crítico em equipes multi e interdisciplinares.

ESTÁGIO VII
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária.


VIII PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
Carga Horária: 50
Ementa: reconhece e incentiva a participação do aluno nas diferentes atividades na Medicina Veterinária em concordância com as diretrizes propostas pela Universidade e normatizadas pelos Colegiados do Curso.

CLÍNICA CIRÚRGICA GERAL
Carga Horária: 160
Ementa: discute enfermidades de importância cirúrgica elegendo a conduta adequada sobre afecções no Sistema Digestório de pequenos e grandes animais assim como nos Sistemas Urinário, Reprodutor e Apêndices, sempre explorando os aspectos etiológicos, predisponentes, sintomatológicos e formas de diagnósticos, fornecendo os meios para desenvolver uma linha de raciocínio lógico para elaboração de um plano diagnóstico e escolha da conduta cirúrgica apropriada para cada caso. Também aborda os diferentes tipos de tratamento das principais afecções sistêmicas relacionadas aos quadros de paratopias, choques e endotoxemia e como corrigi-las, por meios clínicos associados aos cirúrgicos. 

CLÍNICA MÉDICA VETERINÁRIA APLICADA DE GRANDES ANIMAIS
Carga Horária: 80
Ementa: o módulo visa abordar os aspectos da etiopatogenia, sintomas e sinais clínicos, possíveis diagnósticos e as diferentes terapêuticas das principais enfermidades que acometem ruminantes e equinos, tratadas pela clínica médica. 

CLÍNICA MÉDICA VETERINÁRIA APLICADA DE PEQUENOS ANIMAIS
Carga Horária: 120
Ementa: estuda os meios semiológicos de exame clínico, a etiopatogenia, os sintomas, os possíveis diagnósticos e as diferentes terapêuticas das doenças que acometem cães, gatos, ruminantes e eqüinos. Apresenta as afecções que acometem os sistemas: cardiovascular, urinário, endócrino e neuro-locomotor. 

ESTÁGIO VIII
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária. 

PATOLOGIA E CLÍNICA MÉDICA DA REPRODUÇÃO E OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA
Carga Horária: 140
Ementa: aborda os aspectos fisiológicos do sistema reprodutor das fêmeas e dos machos das espécies domésticas, bem como descreve as principais enfermidades, métodos de diagnóstico e respectivo tratamento. Fornece noções básicas sobre o exame andrológico das espécies domésticas, estuda suas principais alterações e laudos técnicos. Proporciona informações acerca do período gestacional, métodos de diagnóstico de gestação, fases do trabalho de parto, identificação e correção das distocias que acometem as fêmeas das espécies domésticas. Possibilita o conhecimento pleno do sistema reprodutor feminino e masculino das espécies domésticas visando a prática profissional.

 

IX PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV
Carga Horária: 50
Ementa: reconhece e incentiva a participação do aluno nas diferentes atividades na Medicina Veterinária em concordância com as diretrizes propostas pela Universidade e normatizadas pelos Colegiados do Curso.

CLÍNICA CIRÚRGICA: ESPECIALIDADES
Carga Horária: 140
Ementa: discute enfermidades específicas de Ortopedia, Oncologia e Oftalmologia em pequenos e grandes animais, abordando os aspectos etiológicos, sintomatológicos, formas de diagnósticos e os tipos de conduta para o tratamento. Explora os diferentes tipos de implantes para o tratamento das inúmeras fraturas nas diferentes espécies de animais, bem como quadros de artropatias e neurologias. Aborda afecções específicas e suas possíveis complicações, assim como as formas de tratamento cirúrgico para reparação tecidual, síntese, plastia e os cuidados pós-operatórios adequados.

DOENÇAS INFECCIOSAS, PARASITÁRIAS E ZOONOSES
Carga Horária: 160
Ementa: estuda a etiologia, a sintomatologia, o diagnóstico e o tratamento das doenças infecciosas e parasitárias dos animais domésticos, incluindo as zoonoses, com destaque às características epidemiológicas e medidas de profilaxia, capacitando o aluno para o controle das doenças transmissíveis.

ESTÁGIO IX
Carga Horária: 40
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária.

TECNOLOGIA, HIGIENE E INSPEÇÃO PRODS ORIGEM ANIMAL
Carga Horária: 140
Ementa: aborda o conhecimento dos principais processos empregados na industrialização de produtos de origem animal (carnes, leite, ovos, mel e seus derivados), bem como de sua inspeção sanitária, desde a obtenção da matéria-prima animal até o produto acabado. Discute legislações pertinentes aos diferentes processos associados aos produtos de origem animal e sua relação com a saúde pública, capacitando o aluno para o exercício profissional nesta área.

 

X PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES V
Carga Horária: 60
Ementa: reconhece e incentiva a participação do aluno nas diferentes atividades na Medicina Veterinária em concordância com as diretrizes propostas pela Universidade e normatizadas pelos Colegiados do Curso. 

ESTÁGIO X
Carga Horária: 260
Ementa: visa aprimorar os conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento de habilidades, articulando competências consideradas desejáveis para formação do futuro profissional em Medicina Veterinária. 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E TCC
Carga Horária: 80
Ementa: orientar o aluno na construção, redação de trabalhos científicos, respeitando as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acompanhar o desenvolvimento das atividades voltadas para a escolha, elaboração, finalização e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso sob a forma de monografia (revisão de literatura) ou artigo científico completo.

Comunicar erros

NILTON ABREU ZANCO - COORDENADOR
nilton-zanco.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X