Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Estágios

Estágios

Compete à Coordenação de Estágios da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de São Paulo (FAMVET-UMESP) organizar todos os aspectos relacionados ao cumprimento do Estágio Obrigatório Supervisionado, bem como verificar a realização de Atividades Complementares. Assim, para que o aluno cole grau de Médico Veterinário em nossa Faculdade, estipulou-se que além de ter sido promovido em todas as disciplinas, o aluno também deverá ter totalizado a quantidade de horas estabelecidas na matriz curricular de Estágio Obrigatório Supervisionado, bem como ter obtido os créditos relativos à realização de Atividades Complementares.

Em conjunto com a Central de Estágios da UMESP, nossa Coordenação de Estágios também se responsabiliza por cuidar dos documentos necessários para legalização do mesmo: envio de Carta de Indicação do aluno ao local de estágios, em papel timbrado; confecção de Termo de Compromisso de Estágio (TCE) com informações sobre o período, local e área do estágio; Acordo de Cooperação Técnica ou Convênio, analisado pelo nosso departamento jurídico e celebrado entre a UMESP e a unidade concedente do estágio (nacional ou internacional), bem como a concessão de seguro-obrigatório, quando o estabelecimento que receberá o aluno em Estágio Obrigatório Supervisionado não o fizer.

Outra preocupação desta Coordenação é o de analisar o plano de atividade que será desenvolvido pelo aluno no local de realização do Estágio Obrigatório Supervisionado, para verificar se as atividades que serão desenvolvidas pelo aluno serão compatíveis com a função desempenhada pelo médico-veterinário ao exercer sua função no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas. Para tanto, existe a necessidade de que o supervisor de estágio que se responsabiliza pelo aluno seja graduado em Medicina Veterinária. Os documentos também são analisados quanto aos horários de estágios e não podem coincidir com o horário de aula do aluno na Universidade.

Ao término de cada Estágio Obrigatório Supervisionado, solicita-se a confecção de um relatório de atividades (Modelo de Relatório de Estágio - formato doc), descrevendo o local onde o estágio foi realizado, com a assinatura do aluno, bem como a assinatura e carimbo do médico-veterinário supervisor do estágio, na última folha do relatório. Todas as outras folhas também deverão ser rubricadas por ele, demonstrando que o supervisor concorda com seu conteúdo. É importante que conste no documento, além das atividades realizadas no estabelecimento, o período de sua realização, bem como o total de horas cumpridas pelo aluno.

Para os alunos ingressantes até janeiro de 2007, será considerado Estágio Obrigatório Supervisionado toda a atividade vinculada à supervisão de Médico Veterinário, desde que realizados entre o 5º e o 10º semestre letivo, e que esteja vinculado à existência de TCE (Termo de Compromisso de Estágio) entre nossa Instituição de Ensino e a unidade concedente do estágio. Os alunos ingressantes a partir de janeiro de 2008 realizarão Estágio Obrigatório Supervisionado em atividades dentro dos Módulos, nos diferentes semestres, e serão supervisionados pelos professores a eles vinculados, em atividades dentro do HOVET, ou mesmo em outros estabelecimentos conveniados. Estes alunos também poderão realizar estágios em outros estabelecimentos, sob supervisão de médicos veterinários externos à Universidade Metodista, desde que vinculados por meio de TCE. Os alunos ingressantes em 2008 deverão cumprir um total de 620 horas.

As vagas para estágios no Hospital Veterinário (HOVET METODISTA) são oferecidas nas seguintes áreas: clínica médica de pequenos animais; clínica cirúrgica de pequenos animais, diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas, anestesiologia, bem como clínica e cirurgia de grandes animais.

No segundo semestre de cada ano, nossos alunos do 10° semestre, visando cumprir um total de 440 horas totais de Estágio Obrigatório Supervisionado, terão prioridade na seleção para utilização do HOVET METODISTA no desenvolvimento de atividades nas áreas anteriormente descritas, e também nas especialidades caracterizadas como serviços de extensão, tais como: dermatologia veterinária, animais selvagens e oncologia de mama e acupuntura aplicada aos pequenos animais. Alunos de outros semestres e mesmo alunos de outras Instituições de Ensino Médico-Veterinário conveniadas poderão pleitear vagas no HOVET METODISTA através de preenchimento e envio de Ficha de Solicitação de Estágio e estarão sujeitos à análise de Curriculum e existência de vaga para o setor pretendido.

Para solicitar carta de apresentação para estágios, os alunos deverão preencher a Ficha de Solicitação de Estágio (formato doc) e enviar para o e-mailsilvana.grimaldi@metodista.br. O prazo para devolução é de 5 dias úteis.

A Coordenação de Estágios disponibiliza uma lista de locais que normalmente concedem estágios curriculares e também extracurriculares nas mais diversas áreas de atuação do médico-veterinário; entretanto, o aluno poderá propor novos locais para que sejam estabelecidos novos convênios e acordos de cooperação.

 

Acesse todos os formulários necessários para o seu estágio no site da Central de Estágios

Comunicar erros

NILTON ABREU ZANCO - COORDENADOR
nilton-zanco.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

medicina-veterin├бria.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: