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Apresentação

4Qualidade é um tema, atualmente, muito debatido e difundido na sociedade, se destacando ao lado de produtividade, globalização, competitividade etc. Porém, existe pouca compreensão do que é qualidade e o que ela representa numa determinada empresa ou ambiente.

Qualidade é um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que, em conformidade com as especificações, atende e, por vezes, supera as expectativas e anseios do consumidor/cliente.

A qualidade, no início, tinha conotação artesanal, ou seja, dependia daquele que executasse determinada atividade ou produzisse algo. Com a Revolução Industrial, por meio da produção realizada nas fábricas, iniciou-se uma inspeção dos produtos,  pois os fabricantes começaram a introduzir a qualidade de forma gradativa nos processos.

De início, a qualidade era sinônimo de inspeção. Com a produção em massa de diferentes componentes de um produto e de sua linha de montagem, a inspeção tornou-se necessária, para se fabricar peças padronizadas e intercambiáveis.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os conceitos de controle estatístico da qualidade se difundiram pelo mundo, principalmente nas indústrias bélicas e que fabricavam produtos utilizados na guerra. Porém, só no período pós-guerra é que surgiram novos conceitos com relação à Gestão da Qualidade.

Após a Segunda Guerra Mundial, utilizou-se o controle de processo, que englobava toda a produção, do projeto ao acabamento, focando a segurança e o alcance do erro zero. Após a guerra, o Japão começou a enfrentar uma grande crise econômica e social e foi em busca de técnicas e métodos com o objetivo de alcançar a qualidade e a produtividade para o setor industrial.

Hoje em dia, com a percepção clara de que uma qualidade consistente deve estar presente nos produtos e serviços, tem-se adotado universalmente normas ISO, série 9000.

A Unidade de Garantia da Qualidade da Universidade Metodista de São Paulo é responsável por atender os requisitos estabelecidos pela legislação, implantar melhorias na Policlínica, Núcleo de Análises Clínicas, Laboratórios Multidisciplinares, Núcleo de Pesquisas Biológicas e Biotério.

 

A Unidade de Garantia da Qualidade tem como objetivo:

  • Promover serviços de qualidade de modo a atender as necessidades e expectativas de seus clientes;
  • Desenvolver um Sistema de Qualidade baseado nas diretrizes contidas nas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Normas Brasileiras de Regulamentação (NBR), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), enfim, documentos que regulamentam as atividades da Policlínica e dos demais setores envolvidos.
  • Trabalhar a política da qualidade, gerando documentos para o fornecimento de dados para um futuro processo de Acreditação.

 

Implantar a Qualidade é um esforço compensador, pois: reduz custos, aperfeiçoa processos, diminui desperdícios, elimina retrabalho.

A Unidade de Garantia da Qualidade conta com o comprometimento de cada colaborador, o qual motivado procura seguir a política adotada buscando uma melhoria continua dos processos.

 

Fontes:  http://pt.slideshare.net/ELAINESILVEIRA/o-que-qualidade

              http://gqpgunit.blogspot.com.br/2009/03/historia-da-qualidade.html

              http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pdf/livro_qualidade.pdf

 

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