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XVI Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM) acontece em outubro

28/09/2017 21h24

Pedro Zuccolotto

Acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, o XVI Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM), no Campus Paraíso da Universidade Paulista (UNIP). O tema deste ano será Campanha Permanente em tempos de crise de representação: os desafios para a Comunicação Política e Eleitoral. As inscrições para os trabalhos já estão encerradas, mas ainda há tempo para participar como ouvinte.

O Politicom se originou na Cátedra Unesco/UMESP em 2001 com uma abordagem voltada para o marketing político. O evento está em sua décima sexta edição ininterrupta, marcando uma vasta integração com as melhores universidades do Brasil. 

O atual presidente do Politicom, Roberto Gondo, comenta que este ano encerra o ciclo de direção em que esteve à frente por 6 anos. "A tendência do Politicom é ficar cada vez mais renovado, enxuto, com uma nova diretoria", disse. Gondo também informa que agora o viés internacional do evento deixará de ser integrado e fará parte de um evento separado para melhorar a continuidade do desenvolvimento de colóquios e eventos.


Nesta edição estarão presentes 6 Grupos de Trabalho:


  • GT 1 - Campanha Permanente e Comunicação Governamental

Coordenador: Dr. Felipe Borba (UNIRIO)

Relator: Dr. Roberto Gondo Macedo (Mackenzie-SP)

Tem como foco estudos e análises que buscam compreender a relação entre o campo da política e a esfera midiática a partir dos conceitos de campanha permanente, entendida como a confluência entre a comunicação governamental e a comunicação política e eleitoral. Acolhe trabalhos sobre campanha permanente com ênfase na comunicação governamental.


  • GT 2 - Propaganda Política e Marketing Eleitoral

Coordenador: Ms. Thamiris Franco Martins (UNIP-SP)

Relator: Dr. Luiz Ademir de Oliveira (UFSJ-MG)

Acolhe artigos que discutem a propaganda política e eleitoral e o marketing político e eleitoral. O escopo do GT inclui estudos sobre: (a) Propaganda Partidária Gratuita (PPG) na mídia massiva; (b) Propaganda partidária no ciberespaço; (c) o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); (d) a propaganda dos atores políticos na internet e nas redes sociais; (e) estratégias de marketing político ou eleitoral.


  • GT 3 - Jornalismo Político e Eleitoral

Coordenadora: Dra. Bárbara Heller (UNIP-SP)

Relator: Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF-MG)

Tem como foco pesquisas que investigam o papel da mídia como ator social e político que atua na construção dos cenários políticos e eleitorais. Abrange trabalhos sobre: (a) cobertura política sobre atores dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário; (b) o enquadramento noticioso sobre fatos da política brasileira e internacional; (c) o processo de agendamento ou silenciamento da mídia sobre questões políticas brasileiras; (d) o papel do jornalismo nas disputas eleitorais; (e) a mídia como um ator político e o seu papel na crise institucional política brasileira.


  • GT 4 - Imagem, Opinião Pública e Democracia

Coordenadora: Dra. Carla Longhi (UNIP-SP)

Relatora: Dra. Carla Montuori Fernandes (UNIP-SP)

Acolhe trabalhos que discutem a imagem das instituições políticas e dos atores políticos, a opinião pública e a democracia, principalmente no que diz respeito às especificidades do caso brasileiro. Inclui temáticas como: (a) imagem das instituições políticas; (b) imagem dos atores políticos; (c) opinião pública e cenários político-eleitorais; (d) opinião pública e democracia; (e) democracia: dilemas e desafios; (f) a democracia no Brasil em face da crise institucional e política.


  • GT 5 - Mídia e lideranças políticas

Coordenador: Dr. Jorge Miklos (UNIP-SP)

Relatora: Dra. Genira Chagas Correia (PUC-SP)

O Grupo de Trabalho contempla pesquisas que abordam a emergência das lideranças políticas num cenário de declínio dos partidos políticos e de crescente personalismo da política. Inclui artigos sobre: (a) a imagem das lideranças políticas; (b) o papel da mídia na construção ou desconstrução das lideranças políticas: (c) partidos e lideranças políticas; (d) as lideranças no processo da história política brasileira.


  • GT 6 - Pesquisas no âmbito da Graduação

Coordenadora: Dra. Fabiana Franco (Estácio – ES)

Relatora: Ms. Alessandra de Castilho (UFABC - SP)

O foco é acolher trabalhos de alunos de graduação que discutam Comunicação Política e Marketing Eleitoral, incorporando as temáticas elencadas nos demais GTs: (1) campanha permanente e comunicação governamental, (2) propaganda e marketing político e eleitoral, (3) jornalismo político e eleitoral, (4) imagem, opinião pública e democracia e (5) mídia e lideranças políticas.

 

Para mais informações, acesse politicom.com.br/

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