Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / XIV Seminário internacional de Comunicação acontece em Porto Alegre

XIV Seminário internacional de Comunicação acontece em Porto Alegre

15/08/2017 16h51

Divulgação

Pedro Zuccolotto

Dos dias 06 a 08 de novembro, em Porto Alegre, acontecerá o XIV Seminário Internacional de Comunicação do Programa de Pós-graduação em comunicação (PPGCOM) da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (FAMECOS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O seminário terá como tema "Mídias em transformação: intermídia, transmídia, crossmídia" acompanha a complexificação contemporânea em torno do seu tema fundamental, a Comunicação, paralelamente em direção às questões de tecnologia, as quais cada vez mais têm exigido tanto de pesquisadores quando da sociedade em geral uma posição crítica, sobretudo quando diz respeito à intersecção entre as mídias de comunicação e os efeitos junto à recepção.

Estreitando em direção a pesquisas que têm sido realizadas não apenas no PPGCom, mas em várias instituições pelo mundo, direcionou-se o tema para o significado da própria mídia como construtora de sentidos e para as espécies de interação que ela engendra a partir de suas especificidades. É assim que as palavras-chave do evento dizem respeito a essas espécies de relação entre mídias: intermídia, transmídia, crossmídia - termos esses que não apenas têm exigido reflexões interdisciplinares, como, pelo mesmo motivo, carecem de pontuação entre as diferentes áreas do saber que lidam com as mídias.

Ocorrerão no evento palestras de Derrick de Kerckhove, Lars Elleström, Philippe Joron, Claudia Attimonelli, Fabio La Roca e Vincenzo Susca, sempre à noite, no Teatro da PUCRS (prédio 40). As atividades dos GTs ocorrerão durante o dia, em salas da FAMECOS (prédio 7). Além disso, tanto Derrick de Kerckhove quanto Lars Elleström darão cursos de 10 horas/aula aos interessados.

Lars Elleström é um pesquisador sueco que trabalha na mesma linha de pesquisa sobre transmidiação do norte-americano Henry Jenkins. No seminário, inclusive, será lançado o primeiro livro do autor, com tradução para o português: Midialidade – Ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. A obra reúne artigos e ensaios por ele publicados até então apenas em revistas acadêmicas internacionais. Derrick de Kerckhove é um pesquisador belga, hoje em dia trabalhando no Canadá que, igualmente, estuda a comunicação através de novas tecnologias.

Os demais pesquisadores convidados estão vinculados à Universidade de Montpellier, com a qual o PPGCom mantém acordos. Mais informações estão disponíveis em www.projetos.eusoufamecos.net/sic2017.

Comunicar erros