Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã já possui programação

XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã já possui programação

Evento ocorrerá em novembro, em São Luís (MA)

24/08/2018 16h25 - última modificação 28/08/2018 16h14

Assessoria do CBCCidadã

No último dia 12 de julho foi dada a largada à XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, maior evento de comunicação e cidadania, que ocorrerá entre os dias 21 a 23 de novembro, em São Luís. O lançamento ocorreu no Auditório Expedito Bacelar, na Universidade Ceuma, e reuniu membros da comissão organizadora, professores e estudantes das áreas da comunicação e afins.

Na mesma noite, o professor mestre Ricardo Alvarenga, da Universidade Metodista de São Paulo, apresentou junto a professora Rose Ferreira, do departamento de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a programação da conferência.

Ele explica que ao longo do evento irão ocorrer palestras, Grupos de Trabalho, painéis temáticos e paralelo ao evento ocorrerá a Feira de Mídia Cidadã, onde serão expostos amostras de produtos de mídia produzidos no contexto da cidadania, da comunicação comunitária popular, além de artigos de artesanato, comidas típicas, entre outros itens que são produzidos por coletivos e associações sociais da capital maranhense, bem como de outras regiões do Brasil.

Encerrando a XIII CBC Cidadã, ocorre a Mostra de Vídeo Cidadã, momento em que serão exibidos curtas produzidos por estudantes da comunicação e por grupos de movimentos sociais. Serão aceitos vídeos de duração mínima de 1 minuto e até no máximo 20 minutos divididos em categorias. A mostra não é competitiva.

Ricardo Alvarenga ressalta que o evento será de estrita importância para o fortalecimento da relação da universidade com a sociedade. “Nós tentamos sair da perspectiva meramente acadêmica e montar uma programação que pudesse gerar mais interesse das pessoas que vem de fora da universidade, gerando assim bastante interação”, comenta o professor.

“Com esse evento nós queremos mostrar que é possível de fato estabelecer uma relação direta entre aquilo que está sendo feito na perspectiva acadêmica e aquilo que está emergindo na sociedade. Quando falamos desse processo de desmistificação entre esses dois espaços, nós estamos falando de garantir mais espaços de fala e democratização da produção de conhecimento”, finaliza o professor.

Confira a programação:

DIA 21 DE NOVEMBRO

17h00 – Credenciamento e Apresentação Cultural

19h00 – Conferência de Abertura “Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade” – Professor Doutor Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA)

20h30 – Encerramento das Atividades

 

DIA 22 DE NOVEMBRO

10h00 – Palestra “Comunicação e Direitos Humanos” – Professora Doutora Cicília Peruzzo (UFES)

12h – Intervalo para Almoço / Início da Feira de Mídia Cidadã

14h00 – Grupos de Trabalho

GT1 – COMUNICAÇÃO POPULAR, COMUNITÁRIA E CIDADÃ Coordenação: Professor Doutor Bruno Fuser (UFJF) e Professora Doutora Élida Neiva Guedes (UFMA)

GT2 – CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA Coordenação: Professora Doutora Luzia Deliberador (FacMarigá) e Professora Doutora Maria do Carmo Prazeres Silva (UFMA)

GT3 – MOVIMENTOS SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO Coordenação: Professor Doutro Adilson Vaz Cabral Filho (UFF) e Professora Doutora Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (UFMA)

GT4 – PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO Coordenação: Professora Doutora Maria Cristina Gobbi (UNESP) e Professor Doutor Protasio Cezar dos Santos (UFMA)

GT5 – COMUNICAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE Coordenação: Professor Doutor Edgar Rebouças (UFES) e Professora Doutora Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (UFMA)

16h30 – Intervalo para Lanche

17h00 – Painel I – Comunicação, Territórios e Identidades – Professora Doutora Letícia Cardoso (UFMA)

18h30 – Apresentação Cultural/ Lançamento de Livros/ Feira de Mídia Cidadã

 

DIA 23 DE NOVEMBRO

10h00 – Palestra “Comunicação e Diversidades” – Professor Doutor Francisco Gonçalves (UFMA)

12h00 – Intervalo para Almoço

14h00 – Grupos de Trabalho (mesmo do dia anterior)

16h30 – Intervalo para Lanche

17h00 – Painel III – Comunicação, Gênero e Representação Social – Professora Maria Cristina Gobbi (UNESP)

18h30 – Mostra de Vídeo Cidadão e Apresentação Cultural

20h00 – Encerramento Oficial da Conferência

Comunicar erros