Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Vencedores dos Prêmios Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação e José Marques de Melo são anunciados

Vencedores dos Prêmios Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação e José Marques de Melo são anunciados

09/06/2016 14h02

Arthur Marchetto

Desde 1997, o prêmio Luiz Beltrão homenageia figuras importantes do cenário brasileiro de pesquisa acadêmica em Comunicação e orienta gerações futuras. O prêmio é concedido para trabalhos relevantes realizados por professores ou instituições em quatro categorias: “Grupo inovador”, “Instituição paradigmática”, “Lideranças emergentes” e “Maturidade acadêmica”. Para complementar a premiação de maturidade acadêmica, a INTERCOM instituiu, em 2013, o Prêmio “Maturidade Acadêmica Regional”, nomeado de “Prêmio José Marques de Melo”.

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação, tanto de graduação quanto de pós-graduação, institutos de pesquisa e outras entidades da área. Após as indicações, os pesquisadores são selecionados por um júri presidido pelo fundador da INTERCOM, José Marques de Melo, e formado por um colegiado de 28 personalidades, incluindo os vencedores da categoria “Maturidade Acadêmica” das outras edições, os antigos e a atual presidente.

A entrega das homenagens dos prêmios será feita no dia 6 de setembro, às 19h30, durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela INTERCOM. A cerimônia será realizada na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Confira abaixo os ganhadores de cada categoria:

Liderança Emergente: O prêmio é destinado para um doutor que tenha de 5 a 10 anos de trajetória depois do doutoramento e que esteja adquirindo projeção local ou regional dentro do Brasil devido à seriedade e produtividade do trabalho desenvolvido. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí, Ana Regina Barros Rêgo Leal, foi a ganhadora na categoria “Liderança Emergente”. Ana Regina tem um vasto leque de pesquisas que abarca História, Memória e Narrativas do Jornalismo; Ética; Webjornalismo; Comunicação Organizacional; Marketing, Gestão e Política Cultural.

Maturidade Acadêmica / Maturidade Acadêmica Regional: A categoria contempla pesquisadores-sêniores que possuem 10 ou mais anos de carreira acadêmica ou profissional e com estudos significativos na área de conhecimento comunicacional, com reconhecimento nacional e/ou internacional. Na categoria “Maturidade Acadêmica Regional – José Marques de Melo”, o vencedor foi o docente Adilson Odair Citelli. Adilson pesquisa Comunicação e Linguagem, com ênfase na educomunicação. Em “Maturidade Acadêmica”, o premiado foi o docente Francisco Ricardo de Macedo Rüdiger. Francisco tem estudos sobre a Crítica à Indústria Cultural e sobre tecnologia e cibercultura.

Grupo Inovador: prêmio destinado a núcleos de pesquisa que se destacaram com inovações em seus modelos comunicacionais, considerando a trajetória dos últimos 5 anos. O Grupo Mídia de São Paulo, responsável por pesquisas na área de propaganda, foi o homenageado com o prêmio “Grupo Inovador”.

Instituição Paradigmática: A categoria abarca cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, igrejas, ONGs ou órgãos públicos que se destacaram com a criação ou aprimoramento de pesquisas sobre fenômenos comunicacionais. A seleção leva em consideração a produção institucional dos últimos 5 anos. A instituição premiada foi o Serviço Social do Comércio (SESC), responsável por proporcionar espaços de bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores ligados ao terceiro setor. 

Comunicar erros