Universidade Metodista realiza mais uma edição do Congresso Metodista

Edição de 2022 do evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em formato on-line e presencial

03/10/2022 15h13 - última modificação 03/10/2022 15h13

O Congresso da Universidade Metodista é um espaço de socialização do conhecimento e tem como objetivo tornar públicos as pesquisas e os trabalhos científicos que a universidade tem produzido, como também a produção científica de outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

O I Congresso Metodista foi realizado em 1996 e destinado a pesquisadores da pós-graduação e convidados. Em 2006, foi integrado o III Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa, tornando o evento um marco para a efetiva troca de conhecimentos entre experientes e iniciantes pesquisadores. Atualmente, o Congresso é composto também pelos seminários PIBIC, PIBID, PIBITI, PARFOR, Residência Pedagógica, Semana de Estudos Teológicos e Seminário de Extensão.

Já é um evento consolidado na história da UMESP graças ao envolvimento de docentes, discentes e membros da comunidade universitária Metodista.

Em 2022 será híbrido, as apresentações de trabalhos serão on-line e demais ações como seminários, mesas-redondas e palestras serão na modalidade presencial.

Entrevistamos a coordenadora do núcleo de artes e responsável pelo Congresso Metodista 2022, Cláudia Cezar.

Quando perguntada sobre como está sendo a organização do Congresso, Cláudia afirmou que no começo as incertezas sobre a realização do Congresso eram maiores devido a questão da pandemia da Covid-19. Por essa incerteza, foi decidido então, realizar o Congresso na modalidade híbrida, sendo o dia 25 dedicado às apresentações de projetos no formato online, e o dia 26, às apresentações de seminário, mesas redondas e palestras, no formato presencial.

Sobre a oportunidade dos alunos apresentarem seu projeto, Cláudia afirmou que o Congresso é um grande espaço de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico, exige a organização do pensamento e a disposição em estar de maneira prática dentro de um espaço de visibilidade para destacar o processo de formação da pesquisa.

Sobre os benefícios da apresentação de forma presencial, ressalta ainda que no começo a intenção era realizar todo o Congresso de maneira presencial, como estão voltando aos poucos no regime presencial, optaram então sobre realizar mesas redondas, seminários e palestras na modalidade presencial. Concluiu ainda que no regime presencial a possibilidade de interação e socialização do conhecimento é maior.

Entrevistamos também o reitor do campus do Rudge Ramos, Prof. Márcio Olivério.

O professor comentou a “A importância do evento, eu acho que ele tem uma conexão direta com a atividade da Universidade, que é a produção de conhecimento, então esse momento do Congresso é onde a gente consegue fazer essas conexões da graduação com o Strictu, dos docentes com os alunos, de um curso de uma área com outra área de conhecimento.

Então ele tem uma importância fundamental para identificar as produções, o envolvimento e também para a comunidade visualizar o que a Universidade têm produzido nos últimos anos. ”

Conversamos com a diretora da pós-graduação e pesquisa, a Profa. Maria do Carmo, sobre as expectativas do evento.

A professora disse o que esperava do Congresso: “O que a gente espera do Congresso? A gente espera ver na verdade como está a produção científica nos níveis de graduação e de pós-graduação. Isso envolve o que? Isso envolve a produção, desde iniciação científica, que envolve o PIBIC, então, O que os alunos pretendem fazer? Ou seja, quais são os projetos que eles estão pensando em desenvolver, em que fase estão outros projetos que já começaram a serem desenvolvidos e os resultados daqueles projetos que já se encerraram.

Então, isso revela pra gente, o desenvolvimento das investigações no nível da graduação, então a expectativa é essa, verificar o nível de interesse, de desenvolvimento e de inovação, das pesquisas desenvolvidas pela graduação.

Na pós-graduação, o mecanismo é o mesmo, então os alunos de mestrado e doutorado apresentam projetos, pesquisas em desenvolvimento, ou seja, resultados parciais e pesquisas já desenvolvidas, ou seja, resultado de pesquisas que eles já fizeram, já concluíram e que já tem resultados finais. ”

O congresso acontecerá entre os dias 25 e 26 de outubro, no dia 25 acontecerá de forma à distância e no dia 26 de maneira presencial.

Para mais informações acesse http://portal.metodista.br/congresso-metodista/

Essa reportagem foi uma produção dos estagiários da Cátedra UNESCO/UMESP, Beatriz Horcel, Lucas Henrique e Matheus Veiga. Com orientação do diretor e professor Roberto Chiachiri.

Comunicar erros