Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / UNESCO reforça a importância do esporte

UNESCO reforça a importância do esporte

Organização reconhece o esporte e o lazer como direitos humanos

26/04/2018 16h30 - última modificação 26/04/2018 16h31

Foto: divulgação

Pedro Zuccolotto

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) disponibilizou digitalmente e totalmente em português brasileiro um documento que reforça a importância do lazer e do esporte no desenvolvimento humano na nossa sociedade. Intitulado “A UNESCO e o esporte”, o documento apresenta a Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO (publicado em 21 de novembro de 1978) e alguns artigos, entre eles um sobre o uso de doping e outro sobre o esporte como um direito humano.

Em agosto de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas tomou a decisão de proclamar o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. Atualmente, em nenhuma sociedade o esporte pode ser considerado um luxo. Ele deve ser visto como um investimento importante no presente e no futuro, sobretudo em países em desenvolvimento.

Segundo a UNESCO, o esporte possui duas características importantes que a relacionam diretamente com a organização. A primeira retrata o esporte e o lazer como direitos humanos que devem ser respeitados e colocados em prática no mundo todo. Na segunda, o esporte é cada vez mais reconhecido e utilizado como uma ferramenta de baixo custo e alto impacto nos esforços humanitários, ajudando no desenvolvimento e na construção da paz pelo Sistema das Nações Unidas e também por organizações não governamentais (ONGs), governos, federações esportivas, meios de comunicação, entre outros.

Para ter acesso ao documento, acesse: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002213/221313POR.pdf

Comunicar erros