Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Unesco lança manual para promover combate a ‘fake news’

Unesco lança manual para promover combate a ‘fake news’

Publicação visa valorizar jornalismo de qualidade e frear a disseminação de notícias falsas

28/09/2018 20h08

Nila Maria

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) publicou o livro “Jornalismo, ‘fake news’ e desinformação: um manual para jornalismo, educação e treinamento”. A intenção é abordar a importância da credibilidade, do pensamento crítico, do jornalismo nas plataformas digitais e a desinformação, entre outros temas.

A publicação explora a natureza do jornalismo e é voltada, sobretudo, para professores e jornalistas profissionais. Busca discutir as formas como compartilhamos e divulgamos informações, além das maneiras de se produzir notícias para os novos meios em um momento em que é imprescindível expor a verdade.

No Twitter, o diretor de liberdade de expressão e desenvolvimento de mídia da organização, Guy Berger, declarou que “os jornalistas se arriscam a ser manipulados por pessoas que tentam enganar ou corromper profissionais de imprensa para espalhar a desinformação. O novo manual da UNESCO reforça a luta contra as fake news”.

Paralelamente à publicação do manual, a UNESCO lançou a campanha #FightFakeNews nas redes sociais, como o Twitter, onde os usuários, entre pessoas comuns e a imprensa, denunciam notícias falsas fazendo uso da hashtag.  

O manual está disponível, em inglês, para download.

Comunicar erros