Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Unesco lança livro sobre mídia e terrorismo

Unesco lança livro sobre mídia e terrorismo

Manual tenta guiar mídia para uma melhor cobertura de atentados

23/08/2018 17h39

Igor Neves

Aproveitando a ocasião do Dia Internacional das Nações Unidas da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo, a Unesco lançou, no último dia 21 de agosto, o livro “Terrorismo e a mídia: um manual para jornalistas”, disponibilizado gratuitamente on-line.

Escrito por Jean-Paul Marthoz, o manual tem como objetivo ajudar a mídia a procurar, na cobertura de atentados terroristas, um equilíbrio entre a liberdade e a responsabilidade de informar, entre o direito de saber e o dever de proteger. As dicas dadas pelo livro passam pelo dilema de propagar imagens desses atos, o cuidado que tem quer ser tomado com a generalização e com os rumores e chega até na escolha do vocabulário.

O manual apresenta um passo-a-passo do que fazer em situações mais anormais, como em casos que envolvam reféns, onde se aconselha a não entrevistar grupos terroristas, não dar informações sobre táticas policiais que possam ajudar os sequestradores, não dar informações que possam ser prejudiciais aos reféns, etc.

O livro aborda ainda, as relações éticas na cobertura, como os jornalistas devem se relacionar com as leis dos países para onde são enviados, como se dá o relacionamento com as autoridades e qual é o papel do jornalismo na defesa do Estado de direito e os direitos humanos.

Comunicar erros