UNESCO lança a Academia Mundial de Habilidades

O objetivo é fornecer empregabilidade e habilidades de resiliência para um milhão de jovens

29/08/2020 06h35 - última modificação 21/11/2020 12h25

UNESCO lança Academia Mundial de Habilidades - Reprodução: UNESCO

Por - Daniel Valenciano Gimenes*

O impacto da pandemia na educação e no emprego tem sido dramático, principalmente para os jovens que se encontravam em posições de estudantes e de aprendizes. Tendo isso em vista, a UNESCO lança a Academia Mundial de Habilidades (Global Skills Academy) com o objetivo de ajudar um milhão de jovens a encontrar trabalho durante a recessão iminente, quando as perspectivas de emprego dos mais novos parecem sombrias.

A Organização já havia lançado o projeto Habilidades para uma Juventude Resiliente na Era da COVID-19 e Além (Skills for a Resilient Youth in the Era of COVID-19 and Beyond) no dia Mundial das Habilidades dos Jovens, celebrado em 15 de julho. O dia foi escolhido no intuito de elucidar a importância estratégica de equipar os jovens com habilidades para empregos, trabalhos decentes e empreendedorismo.

Contribuirão para a Academia Mundial de Habilidades os parceiros fundadores, incluindo Coursera, Dior, Festo, Huawei, IBM, Microsoft, Orange Digital Centers e PIX, além de outras organizações internacionais e outros parceiros, como OIT, OCDE e o Torneio Internacional de Educação Profissional (WorldSkills Competition).

A Academia funcionará por meio de um processo de correspondência coordenado pelo Centro UNESCO-UNEVOC, a rede mundial da UNESCO para instituições especializadas em educação técnica e vocacional. As informações detalhadas sobre os treinamentos disponíveis serão compartilhadas com os 250 Centros UNESCO-UNEVOC, em mais de 160 Estados-membros.

Para mais informações, acesse: https://pt.unesco.org/news/unesco-lanca-academia-mundial-habilidades-aumentar-empregabilidade-1-milhao-jovens-medida-que

Fonte: UNESCO

*Daniel Valenciano Gimenes - estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Comunicar erros