Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / JBCC / UNESCO disponibiliza mais de 80 filmes indígenas gratuitamente

UNESCO disponibiliza mais de 80 filmes indígenas gratuitamente

Os filmes contam com cineastas profissionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México e Peru.

18/12/2020 19h57

Foto: Wilfred Paulse

Por – Daniel Valenciano Gimenes*

Em junho de 2019, o Festival de Cinema Indígena Online disponibilizou 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural das populações originárias. Com foco em obras feitas na América Latina e Caribe, a mostra conta com documentários brasileiros sobre os povos Kalapalo e Kawaiwete. O festival foi realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A iniciativa foi promovida por ocasião da Semana da América Latina e Caribe, realizada dos dias 3 a 7 de junho na sede da UNESCO, em Paris. O festival é parte das ações da agência da ONU para comemorar o Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019). As produções cinematográficas discutem temas como o conhecimento indígena sobre o meio ambiente, educação, produção e consumo sustentáveis, preservação do patrimônio cultural e natural e o papel das mulheres indígenas.

Os filmes estão disponíveis online em uma lista de reprodução no YouTube, e podem ser acessados gratuitamente por quem se interessar em aprofundar conhecimentos e olhares sobre os saberes indígenas. As obras estão disponíveis com legendas em inglês/espanhol.

Para mais informações, acesse: https://www.coreduc.org/2019/07/04/unesco-disponibiliza-mais-de-80-filmes-indigenas-gratuitamente/

*Daniel é estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Comunicar erros