Unesco celebra o 40º aniversário do Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação
21/11/2020 12h11
Por – Daniel Valenciano Gimenes*
Nos últimos 40 anos, o Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação, “International Programme for the Development of Communication”(IDPC), tem focado em projetos nas mais urgentes prioridades no desenvolvimento da comunicação ao redor do mundo. Para celebrar o aniversário do programa, a UNESCO promove um encontro virtual dia 24/11, das 09h30 às 12h, que poderá ser acessado via streaming.
O IDPC é o único fórum multilateral no sistema da ONU feito para mobilizar a comunidade internacional a discutir e promover o desenvolvimento da mídia nos países subdesenvolvidos. O programa não só providencia suporte para projetos midiáticos, mas também busca um acordo para assegurar um ambiente saudável para o crescimento da mídia de forma livre e pluralística nos países subdesenvolvidos.
Os esforços do IDPC tiveram um importante impacto no grande alcance em áreas de cobertura, entre outras, a de promoção da independência e pluralismo da mídia, desenvolvimento das organizações da mídia, do rádio e da televisão nas comunidades, modernização de novas agências regionais e nacionais e o treinamento de profissionais de comunicação.
O programa mobilizou cerca de 120 milhões de dólares para mais de dois mil projetos em mais de 140 países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Por questões éticas e políticas, uma corporação multilateral é o modo mais apropriado de promover o desenvolvimento da mídia. A assistência oferecida por meio do IDPC não interfere com a integridade e a independência das instituições midiáticas.
Mais do que nunca, o IDPC trabalha para realizar projetos midiáticos mais efetivos que possibilitem as pessoas receberem igualdade no acesso ao conhecimento e se expressarem por meio de uma mídia pluralística e independente. Para mais informações do programa, acesse: https://en.unesco.org/programme/ipdc
*Daniel é estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.