Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Titular da Cátedra Unesco e aluna do PósCom participam do Congresso Mundial de Semiótica em Buenos Aires

Titular da Cátedra Unesco e aluna do PósCom participam do Congresso Mundial de Semiótica em Buenos Aires

03/10/2019 12h30 - última modificação 04/10/2019 13h16

Mestranda da UMESP apresenta trabalho em congresso internacional/Foto: Roberto Chiachiri

Amanda Zanco

Entre os dias 9 e 13 de setembro, ocorreu na cidade de Buenos Aires, Argentina, o 14º Congresso Mundial da Associação Internacional Semiótica -  IASS/AIS. A palavra “Trajetórias” foi escolhida como proposta temática do evento, que contou com pesquisadores dos cinco continentes, totalizando aproximadamente 800 trabalhos apresentados em mesas divididas por temas e eixos de pesquisa. 

Durante os cinco dias de evento foram realizadas mesas e plenárias, em duas instituições, a Universidad Nacional de Las Artes e o Centro Cultural General San Martín. O evento ficou marcado por sua magnitude e pela possibilidade dos pesquisadores exporem os resultados atuais de seus estudos semióticos. O professor Roberto Chiachiri, titular da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e também representante do Comitê Executivo Brasileiro da International Association for Semiotic Studies (IASS/AIS), apresentou um artigo desenvolvido em conjunto com o professor Rodrigo Morais, coordenador na IADE- Creative University de Lisboa, Portugal. O artigo traz uma proposta interessante ao pensar o processo criativo do design como trajetória intersemiótica, intitulado pelos autores como Semiotic thinking. Já a mestranda e pesquisadora do PósCom/UMESP, Amanda Zanco, discutiu os aspectos semióticos e mnemônicos de uma obra de arte feita na Faixa de Gaza, pelo artista britânico Banksy, na mesa de Artes

O 14º Congresso Mundial de Semiótica, reforçou a importância do encontro como uma forma de reconhecer os desafios, as possibilidades e os novos caminhos da pesquisa semiótica.  

O evento que teve como sede em suas edições anteriores países como: Lituânia, China, Áustria, Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Alemanha, França, Finlândia e Bulgária, na 15º edição voltará ao continente europeu. O próximo encontro será em agosto de 2022 em Tessalônica, na Grécia.

 

 

Comunicar erros