Séries da Netflix inspiram livros sobre comunicação empresarial

Publicações abordam ‘House of Cards’ e ‘La Casa de Papel’

11/10/2018 14h23

Igor Neves

A jornalista, escritora e mestranda do Póscom da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Angela Miguel, lançou, no último ano, dois livros sobre séries de TV e empreendedorismo, House of Cards da Vida Corporativa e Aprenda Liderança com La Casa de Papel, ambos pela editora Lafonte.

Angela, que pesquisa como o modelo de distribuição da Netflix altera as narrativas seriadas, explica que a intenção dos livros é relacionar as séries com exemplos da vida empresarial. “É engraçado pensar que uma coisa que parece muito lúdica e que parece só entretenimento pode gerar outras leituras”.

O primeiro livro, House of Cards da Vida Corporativa, aborda os diversos momentos da vida de um empreendedor, que passa por como planejar seu negócio, como fazer um plano de negócios, como ser um líder, como negociar com clientes, etc.

O segundo, Aprenda Liderança com La Casa de Papel, usa as personagens Professor e Raquel como dois exemplos diferentes de liderança. “Dá para tirar muitas lições, principalmente, a relações humanas, como você monta uma equipe diversa, onde cada uma tem uma habilidade especial, cada um tem um jeito, um temperamento”.

Angela revela que tem planos, junto a editora, de lançar outros livros nessa linha, e que está somente à espera de uma nova série de sucesso, como as outras duas.

Confira a entrevista completa a seguir:

 

Comunicar erros