Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Sérgio Mattos disponibiliza livros para download gratuito

Sérgio Mattos disponibiliza livros para download gratuito

Professor possui vasta obra que abraça diversos gêneros

02/08/2018 17h45 - última modificação 15/08/2018 19h34

Arquivo pessoal

Igor Neves

Em comemoração aos seus 70 anos, completados no dia 1º de julho, o jornalista, poeta, e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sérgio Mattos, disponibilizou parte de sua obra para download. Os livros, em formato PDF, foram liberados no site do próprio autor. Além dos trabalhos de autoria individual, também estão disponíveis obras e capítulos organizados pelo autor.

Em entrevista ao Jornal Intercom, o professor contou que sua maior pretensão é compartilhar conhecimento e ideias, além de estimular outras pessoas. “Disponibilizar a obra na internet é também uma maneira de preservar a produção artística, literária e acadêmica – o conjunto da obra como um todo, e não como partes”, contou.

Diante de uma vasta bibliografia, composta por mais de 50 trabalhos publicados, entre livros de poemas, acadêmicos e biográficos, destaca-se O guerreiro midiático (2014), considerado um dos mais completos textos sobre o professor José Marques de Melo.

 

O autor

Mattos nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1948 e se mudou para Bahia em 1959, quando tinha 11 anos. Foi também nessa época em que começou a escrever seus primeiros poemas enquanto aluno do Seminário Central da Bahia. Começou seus trabalhos no jornalismo já aos 16 anos no jornal A Semana, da Arquidiocese de Salvador.

Aos 20, entrou no curso jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou, em 1971. Começou a lecionar já em 1973, aos 25 anos, também na UFBA.

Apesar de sua atuação prática, sempre se interessou pela pesquisa no campo de comunicação. Em 1978, se aplicou para o mestrado na Universidade do Texas, em Austin, que concluiu em 1980, com uma dissertação sobre o impacto do governo militar no desenvolvimento da TV no Brasil, e onde também defendeu sua tese de doutorado, em 1982, sobre a relação entre publicidade na TV e o crescimento dos meios de comunicação de massa.

Para saber mais sobre o autor e ter acesso a sua obra, acesse o site: https://www.sergiomattos.com.br/  

Comunicar erros